Questões da prova:
        FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde Pública - Arquitetura e Urbanismo de Conjuntos Arquitetônicos Históricos
      
      
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                    O conceito de conservação urbana integrada (CI) tem origem  no urbanismo reformista italiano dos anos 1960/70,  mais  especificamente a partir da experiência de reabilitação do  centro histórico da cidade de Bolonha. Planejadores como  Venuti,  Benevollo e Cervellati ganharam notoriedade mundial  por suas originais contribuições no campo do planejamento  urbano e da conservação patrimonial das cidades,  as quais  ultrapassaram os limites da Itália e,  em 1975,  influenciaram o  Conselho da Europa na formulação de diretrizes,  expressas  pela Declaração de Amsterdã,  para o planejamento urbano  de centros históricos do continente. 
A partir do texto,  com relação às contribuições da Declaração  de Amsterdã,  assinale a afirmativa incorreta.
    
      As mudanças ocorridas durante a segunda metade do  século XIX implicaram,  no Brasil,  em profundas  transformações nos modos de habitar e de construir,   estimuladas pela possibilidade de importação de materiais  de construção e elementos arquitetônicos até de edifícios  inteiros produzidos,  em partes,  pela indústria europeia.
A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Azulejos nos interiores;
II. Tijolos cerâmicos nas alvenarias;
III. Vergalhões de ferro nas vigas de concreto;
IV. Vidros coloridos ou decorados nas esquadrias;
V. Telhas cerâmicas tipo francesas nas coberturas;
Assinale:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Azulejos nos interiores;
II. Tijolos cerâmicos nas alvenarias;
III. Vergalhões de ferro nas vigas de concreto;
IV. Vidros coloridos ou decorados nas esquadrias;
V. Telhas cerâmicas tipo francesas nas coberturas;
Assinale:
O 1º Encontro dos Governadores de Estado,  secretários  estaduais de área cultural,  prefeitos de municípios  ineressados,  presidentes e representantes de instituições  culturais,  ocorrido no Brasil,  recomendou,  entre outras  coisas,  a criação,  onde ainda não houvesse,  de orgãos  estaduais e municipais,  articulados com os Conselhos  Estaduais de Cultura e com o Deprtamento de Patrimônio  Histórico e Artístico Nacional (DPHAN).  
Deste encontro resultou o seguinte documento: 
    A arquitetura brasileira apresentou, desde o tempo da Colônia até o século XIX, poucas alterações no que concerne aos materiais de construção empregados e aos sistemas construtivos adotados.
 Correlacione as técnicas construtivas, apresentadas na coluna da esquerda, aos seus materiais de constituição e modos de fazer. 
I Taipa de pilão 
II. Pau-a-pique 
III. Lajeado 
IV. Canjicado 
V. Beiraseveira
a. Pavimentação em placas de pedra, esquadrejadas ou de forma irregular, assentadas sobre colchão de areia, quando externa, ou sobre argamassa de barro ou cal, quando interna. 
b. Alvenaria maciça, executada com barro socado no interior de formas de madeira, similares às que hoje se utilizam para a confecção de vigas de concreto.
c. Arremate das paredes junto aos beirais, executado com telhas superpostas revestidas com argamassa, com a função de proteção contra a ação das águas pluviais.
d. Alvenaria de vedação, construída com uma malha de madeira preenchida com barro jogado e apertado com as mãos e. Alvenaria autoportante, construída com pedras irregulares, intercalando-se pedras de maior tamanho com pedras menores, argamassadas com barro ou cal.
b. Alvenaria maciça, executada com barro socado no interior de formas de madeira, similares às que hoje se utilizam para a confecção de vigas de concreto.
c. Arremate das paredes junto aos beirais, executado com telhas superpostas revestidas com argamassa, com a função de proteção contra a ação das águas pluviais.
d. Alvenaria de vedação, construída com uma malha de madeira preenchida com barro jogado e apertado com as mãos e. Alvenaria autoportante, construída com pedras irregulares, intercalando-se pedras de maior tamanho com pedras menores, argamassadas com barro ou cal.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
As lacunas foram,  dentre outros,  tema de exaustivo estudo  de Cesare Brandi. Na comunicação apresentada no XX  Congresso de História da Arte em Nova York,  em 1961,   intitulada “Apostila Teórica para o Tratamento das Lacunas",   ele ressalta que: 
    