Questões da prova:
        FGV - 2015 - IBGE - Analista em Informações Geográficas e Estatísticas - Engenharia Agronômica
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  70 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 6 de 14                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
      Desde a Revolução Industrial,  muitas inovações da engenharia  têm modificado profundamente as atividades humanas,  incluindo  a agricultura. Entretanto,  o desenvolvimento tecnológico ainda  não permite a redenção energética das fontes de energia não  renováveis,  para o agricultor em geral,  de forma que a produção  de alimentos seja majoritariamente dependente de fontes  renováveis de energia,  tais como:    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      O perfil do solo é uma sequência de horizontes e/ou camadas resultantes de fatores e mecanismos de formação. Os horizontes, mais evoluídos do que as camadas, apresentam maior diferenciação na cor, textura ou desenvolvimento de estrutura. Horizontes e camadas apresentam características químicas, físicas e biológicas específicas, cujo conjunto define o perfil do solo. Os horizontes e as camadas são representados por letras maiúsculas e constituem a base de classificação dos solos.
Aquele que apresenta maior expressão de características para a classificação da maioria dos solos, conhecido como horizonte diagnóstico é denominado:
      Sob o ponto de vista agronômico,  solo é a cobertura superficial  da crosta terrestre,  constituída por material mineral e orgânico,   com capacidade de armazenar água e ar e de fornecer suporte ao  crescimento de plantas e de outros organismos. Por ser um  recurso natural,  as características dos solos variam com o tempo,   caracterizando um sistema dinâmico em constante  transformação. Portanto,  sua formação e suas propriedades  dependem de outros fatores além do tempo,  dentre os quais se  destacam:    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
      Produtividade agrícola constitui a expressão da produção vegetal  em quantidade,  por unidade de área e por unidade de tempo. Ao  explorar uma propriedade rural,  a intenção do produtor é aliar  maiores rendimentos aos menores custos. Em qualquer situação,   a produtividade obtida é resultante da ação integrada e  simultânea dos fatores que compõem cada agroecossistema.  Considerando que planta,  solo,  clima e manejo são os principais  fatores que afetam a produtividade agrícola,  é correto afirmar  que:    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
      Estima-se que a domesticação de plantas teve início entre 10.000  e 11.000 anos atrás,  sendo as culturas anuais e bienais as  primeiras a serem domesticadas. As plantas perenes foram por  muito mais tempo exploradas na forma extrativista,  atividade  que perdura até hoje em muitos locais. Além dessa classificação  as culturas vegetais de importância econômica também podem  ser classificadas a partir de outros critérios,  com base em  diferentes parâmetros. Com relação às diferentes formas de  classificação das culturas de importância econômica,  é correto  afirmar que: