Questões da prova:
        FGV - 2014 - SEDUC-AM - Pedagogo
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  60 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 1 de 12                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
      Com relação às ideias do educador Henri Wallon,  analise as  afirmativas a seguir. 
I. As emoções têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa.
II. Os elementos em que suas ideias se baseiam – afetividade, movimento, inteligência e formação do eu – sempre se comunicam.
III. A escola imobiliza as crianças em suas carteiras, limitando a fluidez das emoções e do pensamento necessários para o desenvolvimento completo da pessoa.
Assinale:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. As emoções têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa.
II. Os elementos em que suas ideias se baseiam – afetividade, movimento, inteligência e formação do eu – sempre se comunicam.
III. A escola imobiliza as crianças em suas carteiras, limitando a fluidez das emoções e do pensamento necessários para o desenvolvimento completo da pessoa.
Assinale:
      Com relação às ideias do educador Paulo Freire,  assinale V para a  afirmativa verdadeira e F para a falsa. 
( ) O conjunto das palavras geradoras deve conter apenas uma possibilidade silábica que permite o estudo durante a escrita e a leitura.
( ) A missão do professor é possibilitar a criação ou a produção do conhecimento.
( ) O aluno chega à escola levando uma cultura que não é melhor nem pior do que a do professor.
As afirmativas são, respectivamente,
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      ( ) O conjunto das palavras geradoras deve conter apenas uma possibilidade silábica que permite o estudo durante a escrita e a leitura.
( ) A missão do professor é possibilitar a criação ou a produção do conhecimento.
( ) O aluno chega à escola levando uma cultura que não é melhor nem pior do que a do professor.
As afirmativas são, respectivamente,
      Relacione os documentos internacionais sobre Educação às  respectivas características.  
1. Declaração do Milênio
2. Declaração Mundial de Educação para Todos
3. Marco de Ação de Dakar
( ) Reuniu todos os países das Nações Unidas em torno de oito metas de desenvolvimento social.
( ) Forneceu a oportunidade de avaliar os avanços e retirar lições da década anterior.
( ) Enfatiza, entre outros aspectos, o direito de crianças, jovens e adultos à educação de qualidade.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      1. Declaração do Milênio
2. Declaração Mundial de Educação para Todos
3. Marco de Ação de Dakar
( ) Reuniu todos os países das Nações Unidas em torno de oito metas de desenvolvimento social.
( ) Forneceu a oportunidade de avaliar os avanços e retirar lições da década anterior.
( ) Enfatiza, entre outros aspectos, o direito de crianças, jovens e adultos à educação de qualidade.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
      Com relação ao Plano de Ações Articuladas (PAR),  analise as  afirmativas a seguir.  
I. É um plano estratégico para um período de quatro anos, realizado pelo Ministério da Educação em parceria com Estados e Municípios.
II. Prevê apoio técnico ou financeiro da União para as redes de ensino com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação.
III. É composto por um instrumento diagnóstico e por outro de propostas de ação.
Assinale:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. É um plano estratégico para um período de quatro anos, realizado pelo Ministério da Educação em parceria com Estados e Municípios.
II. Prevê apoio técnico ou financeiro da União para as redes de ensino com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação.
III. É composto por um instrumento diagnóstico e por outro de propostas de ação.
Assinale:
      Com relação às Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental,   assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.  
( ) A base comum e a base diversificada do currículo do Ensino Fundamental são consideradas distintas e separadas.
( ) A base comum deve abranger o estudo da Língua Portuguesa, da Matemática, do mundo físico e natural, da realidade social e política, bem como da Arte, Educação Física e Ensino Religioso.
( ) Os conhecimentos da base comum devem ser acessíveis para todos os alunos, enquanto a parte diversificada, apenas para os alunos das escolas privadas.
As afirmativas são, respectivamente,
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      ( ) A base comum e a base diversificada do currículo do Ensino Fundamental são consideradas distintas e separadas.
( ) A base comum deve abranger o estudo da Língua Portuguesa, da Matemática, do mundo físico e natural, da realidade social e política, bem como da Arte, Educação Física e Ensino Religioso.
( ) Os conhecimentos da base comum devem ser acessíveis para todos os alunos, enquanto a parte diversificada, apenas para os alunos das escolas privadas.
As afirmativas são, respectivamente,
