60 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
TRF - 2ª REGIÃO
Disciplina:
Serviço Social
Acerca dos fundamentos históricos, teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos do Serviço Social no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A interlocução com os problemas e as polêmicas no conjunto das ciências sociais é um traço do processo de renovação do Serviço Social brasileiro.
( ) As bases da laicização do Serviço Social encontram-se nas condições novas postas à formação profissional pela autocracia burguesa. Neste período instauram-se as condições para a renovação do Serviço Social.
( ) O pluralismo profissional, radicado nos procedimentos diferentes que embasam a prática e a validação teórica, bem como nas matrizes teóricas a que elas se prendem é um traço que se instaura no Serviço Social brasileiro com o projeto ético-político hegemônico na contemporaneidade.
( ) Até a primeira metade da década de 1950, o Serviço Social brasileiro não apresentava polêmicas de relevo, mostrava uma relativa homogeneidade nas suas projeções interventivas fundamentadas no arranjo teórico constituído pelo neotomismo, pela doutrina social da igreja católica e pelo funcionalismo.
A sequência está correta em
Concurso:
TRF - 2ª REGIÃO
Disciplina:
Serviço Social
Na transição das décadas de 1970 e 1980, a categoria profissional, por meio de suas organizações, inicia o processo de construção do projeto ético-político profissional hegemônico na contemporaneidade. Constituem elementos do projeto ético-político do Serviço Social, EXCETO:
Concurso:
TRF - 2ª REGIÃO
Disciplina:
Serviço Social
A reestruturação produtiva no capitalismo tardio, com trânsito à flexibilização e as transformações que lhes são conexas a partir da década de 1970, processa-se no Brasil mediadas pela inserção subalterna do país no sistema capitalista mundial e pelas particularidades de sua formação econômico-social. Acerca do mercado de trabalho do assistente social e suas tendências de desenvolvimento a partir da década de 1990, analise as afirmativas a seguir.
I. Surge a “terceirização”, aumentando o quadro de técnicos com vínculos empregatícios com as empresas e instituições estatais.
II. Ocorre a desregulamentação das políticas públicas e dos direitos sociais deslocando a atenção da pobreza para a iniciativa privada ou individual.
III. Ocorre uma crescente segmentação das atividades profissionais e a diferenciação progressiva das condições de trabalho nas instituições “estatais” e nas da “iniciativa privada”.
IV. Na maioria das instituições estatais o que essencialmente rebate do capitalismo tardio em busca da “flexibilização” é a alteração rápida das atribuições e papéis profissionais; nas instituições da iniciativa privada é a restrição de coberturas.
Estão corretas apenas as afirmativas
Concurso:
TRF - 2ª REGIÃO
Disciplina:
Serviço Social
A seguridade social nos países capitalistas da Europa Ocidental e da América Latina estrutura-se tendo como referência a organização social do trabalho. Em decorrência do grau de desenvolvimento do capitalismo e da organização da classe trabalhadora, dentre outros aspectos, a seguridade social constitui-se de forma diferenciada em cada país. Acerca das diferentes formas como a Seguridade Social se estrutura, assinale a afirmativa correta.
Concurso:
TRF - 2ª REGIÃO
Disciplina:
Serviço Social
Conforme as Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social formuladas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (1996), o assistente social convive diariamente com as mais amplas expressões da questão social. O assistente confronta-se com as manifestações mais dramáticas dos processos sociais ao nível dos indivíduos sociais, seja em sua vida individual, seja em sua vida coletiva. Sobre as mediações entre a questão social e o Serviço Social, segundo a perspectiva que embasa o projeto ético-politico profissional hegemônico na atualidade é correto afirmar que: