limpar filtros
Questões por página:
O trabalho do enfermeiro no contexto da saúde constitui-se na prestação de serviço dentro do setor terciário da economia. Contudo, o trabalho também se constitui em um processo que é composto de vários elementos como: técnicas, teorias de enfermagem e administração, mas cujo objeto de trabalho é o cuidado e a promoção à saúde, dentre outros. Entre as inúmeras atribuições estão as de gerenciamento dos serviços de saúde, sendo que, para tal ação, o Enfermeiro deve se apropriar das teorias de administração para a gestão do serviço ou para a gestão de pessoal de enfermagem. Assinale a alternativa correta em que o autor e sua respectiva teoria estão corretamente relacionados.

No que concerne ao dimensionamento de pessoal de enfermagem, conforme delineia a Resolução COFEN nº 293/2004, podemos afirmar que, para efeito de cálculo, devem ser consideradas como horas de enfermagem, por leito, nas 24 horas:

I.3,6 horas de enfermagem, por cliente, na assistência mínima ou autocuidado;

II.5,6 horas de enfermagem, por cliente, na assistência intermediaria;

III.9,6 horas de enfermagem, por cliente, na assistência semi-intensiva;

IV.17,7 horas de enfermagem, por cliente, na assistência intensiva.

V. O Índice de Segurança Técnica (IST) não deve ser inferior a 15% do total;

VI. Para os serviços que não podem ser referenciados por leito/dia, usar-se-á o sitio funcional, atividade, local, e o período de 4, 5 e 6 horas;

VII. Ao cliente crônico com idade superior a 60 anos deverá ser acrescido de 0,5 às horas de enfermagem.

Estão corretas as assertivas:

Questão Anulada

Na cervicite mucopurulenta ou endocervicite há inflamação da mucosa endocervical (epitélio colunar do colo uterino). Os principais agentes etiológicos das cervicites são Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae, contudo, há evidências da associação de C. trachomatis e N. gonorrhoeae aos seguintes fatores:

I. mulheres sexualmente ativas com idade inferior a 35 anos;

II. más condições de higiene após ato sexual;

III. múltiplas parcerias sexuais,

IV. parcerias com história prévia ou presença de outra IST;

V. uso irregular de métodos contraceptivos.

A sífilis latente é uma das variantes clínicas da sífilis em que não se observam sinais e sintomas clínicos. O diagnóstico da sífilis latente é realizado exclusivamente por meio de testes sorológicos. Desta forma, a sífilis latente pode ser classificada de acordo com o tempo de infecção em:
Para interromper a cadeia de transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), é fundamental que os contatos sexuais dos indivíduos infectados sejam tratados. No caso do não comparecimento das parcerias sexuais convidadas, outras atividades poderão ser desenvolvidas, conforme a disponibilidade de cada serviço. Contudo, qualquer método de comunicação dos parceiros deve ser baseado no(s) princípio(s) de: