120 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 4 de 24                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            No que se refere a obras portuárias, julgue o item que se segue.
Tanto nos portos naturais quanto nos artificiais,  as áreas de  retroporto são áreas terrestres próprias para a movimentação de  cargas e passageiros. Os sistemas de movimentação de cargas  e as instalações de armazenagem devem ser projetados com a  maior flexibilidade possível,  ressalvadas as situações de  terminais nitidamente especializados.
No que se refere a obras portuárias, julgue o item que se segue.
Para otimizar economicamente a produtividade de um berço e  minimizar seu custo,  deve-se levar em conta a capacidade de  carga do navio e os custos decorrentes do fato de o navio estar  parado.
No que se refere a obras portuárias, julgue o item que se segue.
Os quebra-mares não são indicados para locais com grande  declividade do terreno,  pois,  além de exigirem obras  antieconômicas,  os espigões criam turbulências capazes de  produzir erosões que os arruinarão,  se não for mantido um  esquema de manutenção adequado.
No que se refere a obras portuárias, julgue o item que se segue.
Vários fatores ambientais agregam-se na definição da largura  de um canal de acesso que deve considerar ainda uma margem  de segurança que garanta uma folga entre a embarcação-tipo  e as margens do canal,  além de uma distância de passagem.  Se o canal for de mão dupla,  a largura deve considerar  também duas vezes a distância de passagem para reduzir  a um nível controlável a interação hidrodinâmica  embarcação-embarcação.
A respeito de irrigação e obras de saneamento, julgue o item seguinte.
O consumo de água é uma função de uma série de fatores  inerentes à região abastecida influenciada por fatores como  clima,  padrões de renda,  hábitos da população,  custo da água,   pressão na rede de distribuição e perdas no sistema,  que podem  ser físicas ou administrativas. No tocante às perdas físicas,  as  ações principais de controle dessas perdas incluem a  setorização da rede e a redução de pressão na rede.
