limpar filtros
Questões por página:

É considerado um dos papéis da Assessoria de Imprensa preparar o assessorado para que ele esteja apto a falar com a imprensa, principalmente em momentos de crise. A este trabalho dá-se o nome de Media Training. Analise as asserções a seguir:


I. Porta-voz e fonte são sinônimos.

II. Todo porta-voz é fonte, mas nem toda fonte é considerada porta-voz.

III. O porta-voz é o que representa oficialmente a instituição, e deve ser sempre o profissional que ocupa o maior cargo.

IV. O porta-voz, algumas vezes, atua para preservar algum dirigente da instituição.

V. O porta-voz precisa ter credibilidade, objetividade, firmeza e capacidade de improviso e argumentação.


Analisando as assertivas anteriores, é CORRETO o que se afirma apenas em:

O release é um dos materiais informativos elaborados pela assessoria de imprensa. O documento é estruturado no formato de matéria jornalística e enviado para os meios de comunicação, que podem publicá-lo em partes, na íntegra ou servir de inspiração para que o próprio veículo produza seu material autoral. Diversos autores caracterizam o release em tipos. Assinale a alternativa que corresponde ao release da tipologia embargado:
Questão Anulada

De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), o profissional da área NÃO pode:

 

I. colocar em risco a integridade da fonte ou de profissionais com os quais atua.

II. divulgar informações obtidas com o uso de identidades falsas, câmeras escondidas ou microfones ocultos, nem nos casos incontestáveis de interesse público.

III. produzir matérias de caráter publicitário ou decorrente de patrocínios.

IV. defender o direito de resposta às pessoas ou organizações mencionadas em reportagens pelas quais é responsável.

 

Analisando as afirmativas anteriores, é CORRETO o que se afirma apenas em:

No jornalismo online a pirâmide invertida não é mais a principal forma para redação de notícias. Os textos podem ser escritos, por exemplo, separados em blocos. “Dividir a sua reportagem em blocos maximiza o potencial de leitura. As reportagens podem ser complexas, com vários assuntos, ângulos e áreas de cobertura”. (WARD,2006, p.127).


Considerando a afirmação acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. Quando uma reportagem é escrita em blocos, o número de pontos de entrada para diferentes elementos, como áudio, vídeo e links, aumenta.


PORQUE


II. O meio online é considerado não-linear e a maioria dos elementos multimídia, quando inseridas no texto em formato pirâmide invertida, é produzida de modo periférico e não integral.

Pesquisas apontam que cerca de 90% dos internautas, quando procuram algo pelos buscadores da web, só clicam nos sites que aparecem na primeira página. Uma das formas que auxiliam os sites a estarem bem posicionados é a aplicação de técnicas de SEO (do inglês Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca). Sobre esta técnica, assinale a alternativa CORRETA.