limpar filtros
Questões por página:

Paciente do sexo masculino,46 anos, apresenta história de febre diária de 38,5° C há cerca de 10 dias, associada à astenia, mialgia e queda do estado geral, além de dor leve a moderada, contínua, sem irradiação em hipocôndrio direito. Exames laboratoriais mostram leucocitose com desvio para esquerda, elevação da PCR-T e do VHS, leve aumento da fosfatase alcalina e da γ-GT. As bilirrubinas e as transaminases estão nos limites normais. Tomografia computadorizada (TC) de abdômen revela imagem hipodensa, única, de cerca de 7 X 8 cm em topografia de segmento VIII hepático, com realce na periferia, após administração de contraste intravenoso.

Realizada punção guiada pela TC, que deu saída a material acastanhado com aspecto de “pasta de anchova”.

Qual a hipótese diagnóstica mais provável?

Dentre as drogas abaixo relacionadas, assinale a que tem melhor eficácia no tratamento da criptosporidiose intestinal, tanto em pacientes imunocompetentes quanto em imunossuprimidos.

Patologias digestivas podem associar-se a manifestações dermatológicas.

Dentre as associações abaixo, assinale a que NÃO se observa na prática clínica.

Paciente realiza endoscopia digestiva alta devido a sintomas de pirose e regurgitação de alimentos. O laudo do exame revela esofagite grau III, segundo a classificação de Savary-Miller.

Qual das alternativas melhor caracteriza a lesão observada, de acordo com a classificação utilizada?

Marque a opção cujos anticorpos possuem a maior sensibilidade e maior especificidade no diagnóstico da doença celíaca.