limpar filtros
Questões por página:
Em relação ao infarto agudo do miocárdio (IAM) do ventrículo direito tratado por intervenção coronariana percutânea, considere as assertivas abaixo:
I. Não é um fator de risco independente para aumento da mortalidade.
II. Apresenta taxa de mortalidade hospitalar aos 30 dias e aos 6 meses maior do que a do IAM da parede anterior.
III. A reperfusão completa da coronária direita e do ramo marginal direito deve ser um dos objetivos da angioplastia transluminal coronariana primária, pois se associa com melhora da função contrátil do ventrículo direito, com diminuição da mortalidade aos 30 dias.

Está correto o que se afirma em

Paciente foi internado com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST na parede anterior. À admissão,32 horas após o início dos sintomas, encontrava-se sem dor precordial, razão pela qual se optou por tratamento conservador. Transcorridas 36 horas da hospitalização, apresentou piora rápida com hipotensão arterial sistêmica grave. A monitorização invasiva mostrou pressão capilar pulmonar de 32 mmHg e saturação de oxigênio na artéria pulmonar de 91%. Com base no quadro descrito, assinale a assertiva correta.
Com base em ensaios clínicos que compararam os stents convencionais com os farmacológicos, considere os fatores abaixo:
I. Mortalidade
II. Reestenose
III. Necessidade de nova revascularização

Qual (Quais) deles foi (foram) reduzido(s) significativamente pelos stents farmacológicos?

Assinale a assertiva INCORRETA acerca da trombose muito tardia (após 1 ano) decorrente do implante de stent farmacológico.
Mulher de 65 anos procurou a emergência com quadro de dor precordial e sudorese profusa, iniciado há aproximadamente 6 horas. O eletrocardiograma evidenciou corrente de lesão subepicárdica de V1 a V5. A coronariografia foi normal. A ventriculografia, em diástole e sístole, revelou as imagens abaixo.



Sobre o diagnóstico que o quadro e as imagens permitem estabelecer, assinale a assertiva INCORRETA.