limpar filtros
Questões por página:

Paciente com hepatomegalia, miocardiopatia, hiperpigmentação cutânea e diabetes mellitus realizou tomografia computadorizada do abdome sem contraste venoso que demonstrou fígado com densidade difusamente aumentada em comparação com o baço. Os vasos encontram-se mais proeminentes que o normal.

O diagnóstico a ser sugerido é de

Paciente jovem, do sexo feminino, com dor e distensão abdominal, e com sangramento intestinal, realizou tomografia computadorizada do abdome que mostrou alças do intestino delgado distendidas, algumas delas com importante espessamento da mucosa e redução da luz. Deve ser sugerido o diagnóstico de

Homem de 45 anos, alcoolista, em acompanhamento ambulatorial de cirrose e hipertensão portal, realizou ultrassonografia que demonstrou material ecogênico no interior das veias hepáticas média e direita com redução de calibre e ausência de fluxo ao dooppler, sendo evidenciado ainda vasos tortuosos no parênquima hepático compatíveis com vasos acessórios.

O diagnóstico a ser sugerido é de

Mulher de 50 anos, com dor epigástrica que piora na posição supina e com irradiação para o dorso, associada a náuseas e vômitos, febre baixa e distensão abdominal, procurou um serviço de emergência sendo realizada uma rotina de abdome agudo que demonstrou derrame pleural esquerdo com atelectasias na base pulmonar correspondente, gastroparesia com distorção da grande curvatura gástrica e aumento do espaço gastrocólico, apagamento do contorno do músculo psoas à esquerda. Encaminhado à ultrassonografia, foi evidenciado vesícula bilar com conteúdo heterogêneo, parcialmente preenchida com lama biliar e microcálculos em suspensão, sendo o restante do exame prejudicado pela distensão gasosa de alças intestinais.

Deve ser sugerida a hipótese diagnóstica de

Paciente do sexo masculino, com 30 anos, apresentando diarreia, realizou exame de trânsito delgado que demonstrou ulcerações transversais na mucosa do íleo terminal e ceco, de maneira contínua, sem sinais de fístulas.

O diagnóstico mais provável é de