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A respeito de disartria, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Pode ter origem em lesões no sistema nervoso, o que altera o controle dos nervos provocando uma má articulação.

( ) A de origem muscular é resultante de paresia, paralisia ou ataxia dos músculos que intervêm nesta articulação.

( ) No caso de lesões cerebrais, os exames clínicos mostram que as alterações se manifestam isoladamente não estando associadas a nenhum outro distúrbio.

( ) Tem como característica principal a fala lenta e arrastada devido a alterações dos mecanismos nervosos que coordenam os órgãos responsáveis pela fonação.

A sequência está correta em

Sabe-se que o portador de discalculia comete erros diversos na solução de problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais, na compreensão de números. Kocs (apud Garcia,1998) classificou a discalculia em seis subtipos, podendo ocorrer em combinações diferentes e com outros transtornos. É correto afirmar que os subtipos são:

Em geral, a dificuldade em aprender matemática pode ter várias causas. De acordo com Johnson e Myklebust, terapeuta de crianças com desordens e fracassos em aritmética, existem alguns distúrbios que poderiam interferir nesta aprendizagem; analise-os.


I. Distúrbios de leitura.

II. Distúrbios de memória auditiva.

III. Distúrbios de escrita.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

A família é uma instituição social que tem passado por mudanças aceleradas em sua estrutura, organização e funções de seus membros, a partir da segunda metade do século XX. Ao modelo tradicional de família somam-se muitos outros e não há como afirmar se são piores, ou melhores; são diferentes. Diferentes principalmente da família monogâmica – que serve, de fato, como um ponto de partida histórico. Pesquisas realizadas pelo antropólogo americano L. H. Morgan (1818-1881) demonstraram que, desde a origem da humanidade, houve, sucessivamente, alguns tipos de classificação de família; assinale-os.
Freud foi, provavelmente, o primeiro teórico da psicologia a enfatizar os aspectos desenvolvimentais da personalidade e, em particular, o papel decisivo dos primeiros anos do período de bebê e da infância, como formadores da estrutura de caráter básica da pessoa. Na verdade, Freud considerava que a personalidade já estava muito bem formada pelo final do quinto ano de vida e que o desenvolvimento subsequente era praticamente a elaboração dessa estrutura básica. Chegou a tal conclusão com base em suas experiências com pacientes que se submetiam à psicanálise. Para ele, a personalidade se desenvolve em respostas a algumas fontes de tensão; assinale-as.