limpar filtros
Questões por página:

Certa paciente queixa-se de corrimento vaginal fétido, dor pélvica, febre (38,6 ºC) há dois dias e dispareunia. Ao exame físico, ela relata dor intensa à palpação do colo uterino e anexos uterinos.

Quanto a esse caso clínico, os principais patógenos relacionados com a doença dessa paciente são

Suponha que uma paciente de 18 anos de idade, nuligesta, ativa sexualmente, realiza coleta de citopatologia de colo uterino rotineira, cujo resultado apresenta células com corpúsculos de inclusão intranucleares. De acordo com esse resultado, deve-se suspeitar de

Certa paciente, G1, idade gestacional de 22 semanas, compareceu ao pronto-socorro obstétrico por queixa de linfonodomegalia inguinal unilateral, que apresentou drenagem de secreção purulenta. Queixa-se também de febre não aferida nos últimos dois dias e mal-estar.

Segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, quanto ao tratamento preferencial nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

Um paciente de 65 anos de idade iniciou com quadro de dor pélvica e abdominal após início da terapia hormonal para neoplasia de próstata. Na RNM de abdome e pelve, foram observados focos de material hemático na cavidade peritoneal. Após a excisão cirúrgica, o exame anatomopatológico demonstrou presença de tecido endometrial.

Acerca desse caso clínico, considerando o diagnóstico provável, a principal teoria que explica o surgimento desse achado em um homem seria

Determinada paciente, atualmente com 42 anos de idade, ainda apresenta-se na menacme e voltou a ter vida sexual ativa recentemente. Busca orientação para contracepção, pois possui diversas comorbidades. É tabagista, com consumo de 40 cigarros por dia, tem histórico de um episódio de TVP há 12 anos, tem HAS e DM bem controladas e epilepsia controlada com fenitoína.

Com relação a esse caso clínico, a melhor opção de anticoncepção seria