limpar filtros
Questões por página:

Sobre as competências do município concorrentes do Estado e da União, analise as assertivas a seguir.


I. Manter, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, programas de educação pré-escolar e de ensino fundamental e superior quando forem instituições privadas.


II. Prover a organização e o funcionamento da saúde pública, através de ambulatórios, centros e postos de saúde, pronto- -socorro, serviço dentário, dentre outros, inclusive, hospitais e maternidade.


III. Proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos e as paisagens naturais, desde que sejam tombados exclusivamente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, apenas.


Está correto o que se afirma em

O aumento de casos de dengue no país tem preocupado autoridades de saúde. No Distrito Federal, houve aumento de 548% nos registros entre 2 de janeiro e 9 de abril, em comparação com o mesmo período de 2021. Ao todo foram 26.813 casos prováveis e uma morte na capital. O cenário se repete em todo o país. Desde janeiro, o Brasil contabiliza 323,9 mil casos e 79 óbitos pela doença, de acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

(Disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/ 2022/04/25/apos-aumento-de-casos-de-dengue-veja-como-combatermosquito-causador-da-doenca.ghtml. Acesso em: 25/04/2022.)

 

Sobre a dengue, assinale a afirmativa INCORRETA.

Sobre as características da economia brasileira, analise as assertivas a seguir.


I. Uma estimativa do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR) indica que em 2011 estávamos na 6ª posição frente a outros países em relação ao Produto Interno Bruto mensurado em dólares. A projeção é que, neste ano devemos ficar atrás da Austrália, ocupando o 13º lugar.


II. O PIB representa a riqueza gerada; nós contamos com, aproximadamente,211 milhões de brasileiros residentes no país.


III. A frequente desvalorização do real frente ao dólar, a instabilidade política, bem como a insegurança que nosso país gera aos investidores fizeram com que tudo encarecesse mais e muitos não conseguissem lidar com o baque.


IV. Para o crescimento da nossa economia, seria necessário produzir mais com o que temos disponível. Contudo, o baixo investimento em inovação e em qualificação da mão de obra, os erros de investimentos, o sistema tributário complexo e desconexo, a baixa interação econômica com outras nações e, também, as políticas externas conturbadas ou ineficazes, resultaram para que sejamos vistos com desconfiança, tanto internamente quanto externamente.


V. Produtos importados de outros países para suprir a demanda interna fizeram com que o real movimentasse o mercado interno, favorecendo, assim, a moeda e o comércio interno.


Está correto o que se afirma apenas em

O garimpo ilegal no Brasil acontece, principalmente, na região Norte do país, em áreas de fronteira e, muitas vezes, dentro de territórios indígenas e de preservação ambiental. A atividade clandestina causa desmatamento da Amazônia, sendo responsável pela contaminação das águas, do solo e do ar.

(Fonte: Brasil de Fato.)

 

Sobre o garimpo ilegal no Brasil é possível inferir que, EXCETO:

Macron reeleito na França: unir país e aprovar reforma impopular são desafios do presidente


Reeleito, o presidente francês, Emmanuel Macron, terá vários desafios em seu segundo mandato. Um dos principais será unir a França após estas eleições e obter apoio das classes mais populares, que preferiram majoritariamente votar em candidatos radicais de direita e de esquerda (nesse caso, no primeiro turno) ou se abster de votar. Disso depende a força da oposição que Macron poderá ter de enfrentar após as legislativas de junho e o avanço de medidas impopulares, como a reforma da aposentadoria.

(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/ 2022/04/25/macron-reeleito-na-franca-unir-pais-e-aprovar-reformaimpopular-sao-desafios-do-presidente.htm. Acesso em: 25/04/2022. Adaptado.)


Sobre Emmanuel Macron e sua trajetória política, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Fez parte do banco de investimento Rothschild, onde esteve à frente da aquisição de uma filial da farmacêutica Pfizer pela Nestlé. Quatro anos mais tarde, tornou-se conselheiro econômico e secretário-geral adjunto do então presidente François Hollande.


( ) Tornou-se o mais jovem chefe de estado francês, vencedor da eleição contra a candidata de extrema direita.


( ) Tem como programa de governo promover o combate ao crime e ao terrorismo, aumentar os reforços na guarda de fronteira, acolher refugiados, aumentar impostos que incidem sobre as empresas de petróleo para que ocorra o crescimento na competitividade do país, nivelando os preços.


A sequência está correta em