Questões da prova:
        FGV - 2022 - Senado Federal  - Analista Legislativo - Analista de Sistemas
      
      
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            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                Senado Federal 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia de Software                    
                  
                  
                
              
             Os princípios de Orientação a Objetos e Design de Código são guiados pelos conceitos do acrônimo SOLID, em que cada letra descreve um princípio. 
Assinale a opção que indica o princípio que tem a preocupação com a falta de coesão e alto acoplamento.
    Assinale a opção que indica o princípio que tem a preocupação com a falta de coesão e alto acoplamento.
                Concurso:
                Senado Federal 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia de Software                    
                  
                  
                
              
             Durante o processo de monitoramento do progresso de entregas no SCRUM, normalmente são utilizadas várias práticas úteis,  como burndown e burnup. Essas práticas, contudo, não devem substituir 
    
                Concurso:
                Senado Federal 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Governança de TI                    
                  
                  
                
              
             Segundo o livro Operações de Serviço da ITIL®, o Gerenciamento de Problemas é o processo responsável por gerenciar o ciclo de vida de todos os problemas, sendo problema a causa de um ou mais incidentes. 
Considere que você é o gerente de problemas da Brasil Eventos e precisa justificar a adoção deste processo para seus superiores apresentando a eles os objetivos do processo de Gerenciamento de Problemas.
Selecione a opção que apresenta apenas exemplos de objetivos deste processo.
    Considere que você é o gerente de problemas da Brasil Eventos e precisa justificar a adoção deste processo para seus superiores apresentando a eles os objetivos do processo de Gerenciamento de Problemas.
Selecione a opção que apresenta apenas exemplos de objetivos deste processo.
                Concurso:
                Senado Federal 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Governança de TI                    
                  
                  
                
              
             Durante a definição da fase de Melhoria Contínua do Serviço, foi solicitado ao time de Governança de TI da Brasil Eventos,  que apresentasse ao conselho administrativo exemplos de interação entre esta e as demais fases do ciclo de vida de um serviço,  segundo a ITIL®. 
Os exemplos abaixo representam saídas das demais fases e ao mesmo tempo são entradas para a fase de Melhoria Contínua do Serviço.
Relacione os exemplos com suas respectivas fases:
( ) Relatório de erros conhecidos da central de serviços da Brasil Eventos.
( ) Plano estratégico e a visão e missão da Brasil Eventos.
( ) Catálogo de serviços de TI da Brasil Eventos para seus departamentos internos.
( ) Relatório de Mudanças emergências realizadas ao longo do ano corrente na Brasil Eventos para o departamento de Marketing.
1. Desenho do Serviço
2. Estratégia do Serviço
3. Transição do Serviço
4. Operação do Serviço
Analise a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
    Os exemplos abaixo representam saídas das demais fases e ao mesmo tempo são entradas para a fase de Melhoria Contínua do Serviço.
Relacione os exemplos com suas respectivas fases:
( ) Relatório de erros conhecidos da central de serviços da Brasil Eventos.
( ) Plano estratégico e a visão e missão da Brasil Eventos.
( ) Catálogo de serviços de TI da Brasil Eventos para seus departamentos internos.
( ) Relatório de Mudanças emergências realizadas ao longo do ano corrente na Brasil Eventos para o departamento de Marketing.
1. Desenho do Serviço
2. Estratégia do Serviço
3. Transição do Serviço
4. Operação do Serviço
Analise a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
                Concurso:
                Senado Federal 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Governança de TI                    
                  
                  
                
              
             Você foi convidado a auxiliar o time de Governança de TI que defenderá a adoção de boas práticas ITIL® dentro da Brasil Eventos.  
Em meio aos debates, uma parte do conselho administrativo questiona a adoção dos processos de Transição do Serviço, argumentando que seus controles poderão atrasar as entregas e consequentemente os negócios da empresa.
Com base nestes questionamentos, o time de Governança de TI irá elaborar um relatório para a defesa das boas práticas e você ficou responsável por elencar os objetivos do processo de planejamento e suporte da transição do serviço segundo a ITIL®.
Com relação aos objetivos do processo de planejamento e suporte da transição do serviço que, segundo a ITIL®, deverão constar no relatório.
Avalie se são objetivos do relatório:
I. fazer com que os recursos planejados nas fases de Estratégia de Serviço e Desenho do Serviço sejam realizados na fase de Operação de Serviço.
II. contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de TI.
III. garantir que o acesso aos serviços de TI acordados seja fornecidos apenas aos autorizados a receber por estes serviços.
IV. coordenar as atividades de fornecedores, equipes de suporte através de projetos, sempre que necessário.
V. identificar e gerenciar riscos do serviço de TI.
Estão corretos, apenas
 
    Em meio aos debates, uma parte do conselho administrativo questiona a adoção dos processos de Transição do Serviço, argumentando que seus controles poderão atrasar as entregas e consequentemente os negócios da empresa.
Com base nestes questionamentos, o time de Governança de TI irá elaborar um relatório para a defesa das boas práticas e você ficou responsável por elencar os objetivos do processo de planejamento e suporte da transição do serviço segundo a ITIL®.
Com relação aos objetivos do processo de planejamento e suporte da transição do serviço que, segundo a ITIL®, deverão constar no relatório.
Avalie se são objetivos do relatório:
I. fazer com que os recursos planejados nas fases de Estratégia de Serviço e Desenho do Serviço sejam realizados na fase de Operação de Serviço.
II. contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de TI.
III. garantir que o acesso aos serviços de TI acordados seja fornecidos apenas aos autorizados a receber por estes serviços.
IV. coordenar as atividades de fornecedores, equipes de suporte através de projetos, sempre que necessário.
V. identificar e gerenciar riscos do serviço de TI.
Estão corretos, apenas
