limpar filtros
Questões por página:
Levantamentos epidemiológicos são importantes para tornar conhecida a prevalência das doenças bucais, como também para estimar a necessidade de tratamento. A coleta de dados ajuda no planejamento, na execução e na avaliação das ações de saúde. O índice CPO-D tem por finalidade:
Com a complexidade da vida contemporânea, condições de qualidade de vida da população causaram mudanças no perfil das doenças e dos agravos à saúde. São fatores de risco para o desenvolvimento de doença crônica: falta de atividade física, tabagismo e:
Infecção e inflamação bucal são fatores de risco para outras doenças que acometem o corpo humano. Infecção focal é um termo falho, visto que as células mobilizadas para atenderem a essa desordem são sistêmicas. A desordem imunoinflamatória oral que se inicia com o acúmulo de biofilme na margem gengival, podendo levar à reabsorção óssea e à perda de estrutura de suporte dental parcial ou total, e que possui inter-relação com diabetes mellitus, é denominada:
O controle da ingestão de açúcares na dieta é importante, pois seu consumo exacerbado está ligado à formação de lesões cariosas. A alta ingestão de carboidratos fermentáveis, quando metabolizados por microrganismos, produz ácidos orgânicos que podem promover a desmineralização dental. A cárie dental é uma patologia que tem por característica ser:
Ao realizar campanhas de higiene oral, busca-se conscientizar a população sobre a importância da saúde bucal. Métodos de higienização e tipos de dieta adotada são fatores que influenciam na formação de doenças periodontais e de lesões cariosas. O fator etiológico primário para o desenvolvimento dessas patologias denomina-se: