limpar filtros
Questões por página:

Conforme a Resolução COFFITO no 424, de 08 de julho de 2013, que estabelece o Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia, quanto às responsabilidades fundamentais do fisioterapeuta, analise as afirmativas abaixo:


1. O fisioterapeuta deve portar sua identificação profissional sempre que em exercício. Quando não em posse da mesma poderá substituí-la pelo RG ou pela carteira de habilitação.

2. O fisioterapeuta deve comunicar à chefia imediata da instituição em que trabalha ou à autoridade competente fato de que tenha conhecimento que seja tipificado como crime, contravenção ou infração ética.

3. O fisioterapeuta deve se atualizar e aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais, amparando-se nos princípios da beneficência e da não maleficência, no desenvolvimento de sua profissão, inserindo-se em programas de educação continuada e de educação permanente.

4. O fisioterapeuta avalia sua capacidade técnica e somente aceita atribuição ou assume encargo quando capaz de desempenho seguro para o cliente/paciente/usuário, em respeito aos direitos humanos, ou quando seu gerente/ coordenador/chefe imediato assim o exigir.

5. É proibido ao fisioterapeuta recomendar, prescrever e executar tratamento ou nele colaborar, quando desnecessário ou proibido por lei ou pela ética profissional.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as afirmativas abaixo a respeito dos princípios fisiológicos da realização de exercícios terapêuticos em cadeia cinética fechada (CCF).


1. O tipo de contração muscular na condição de cadeia fechada é predominantemente de natureza concêntrica, seguida por cocontrações e finalmente função muscular excêntrica.

2. Os exercícios em CCF estimulam as cocontrações musculares, com isso aumentam a estabilidade na posição de sustentação de peso corporal.

3. Atividades de sustentação de peso em CCF diminuem a quantidade do cisalhamento anterior ao longo do ligamento cruzado anterior (LCA) como resultado da cocontração da musculatura isquiotibial, fornecendo a estabilização dinâmica.

4. O suporte neurofisiológico para o uso das atividades em CCF é fornecido pela estimulação do sistema proprioceptivo.

5. O uso dos exercícios terapêuticos em CCF não devem ser considerados como uma modalidade própria e independente no tratamento de diversas condições como comprometimentos de ADM, equilíbrio e desempenho muscular.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Conforme os conceitos utilizados para a realização dos exercícios terapêuticos, “a amplitude excessiva da movimentação oesteocinemática ou artrocinemática para qual não há controle muscular protetor” define o conceito de:

De acordo com as diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com acidente vascular cerebral do Ministério da Saúde (2013), analise as afirmativas abaixo:


1. A fraqueza muscular representa um dos maiores contribuintes para a incapacidade após AVC. É importante que, em qualquer nível de atenção, os exercícios sejam delineados de forma que uma atividade muscular mínima resulte em movimento do membro.

2. Evidências de estratégias de fortalecimento muscular incluem apenas exercícios de fortalecimento muscular progressivo, não sendo recomendada a eletroestimulação associada ao treino de tarefas funcionais.

3. Como uma estratégia de facilitação ao paciente no momento da alimentação, ele pode ser posicionado de frente em relação à mesa, fornecendo maior suporte para o membro superior parético/plégico - se necessário, colocar um antiderrapante debaixo do lado afetado, a fim de mantê-lo sobre a mesa durante a refeição.

4. Intervenções destinadas ao manejo dos déficits sensoriais podem envolver: tocar o membro superior do ombro até a mão; favorecer a discriminação de objetos com a mão afetada e identificar diferentes movimentos e suas direções no espaço, sem auxílio da visão.

5. Quando o paciente apresenta como limitação a dificuldade em passar de sentado para de pé, pode-se utilizar como intervenção terapêutica: oscilar o tronco superior à frente, empurrar os pés para baixo e levantar-se; e solicitar aumento da velocidade do movimento, caso esteja muito lento.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Quanto à atuação fisioterapêutica na doença de Parkinson (DP) em ambiente domiciliar, analise as afirmativas abaixo:


1. O treinamento de transferência em domicílio assume importância por ser onde os pacientes podem implementar estratégias aprendidas. A fadiga extrema após essa intervenção pode ser desconsiderada.

2. A música durante exercício domiciliar para tratamento dos sintomas motores na DP não apresenta resultados satisfatórios, visto a dificuldade de inserir um protocolo de exercícios em prática e produzir uma lista de músicas de forma individualizada com arranjo ajustado à cadência.

3. Os exercícios terapêuticos domiciliares são uma importante estratégia do cuidado na DP, destacando-se a cinesioterapia e a reabilitação com realidade virtual.

4. Programas domiciliares com diversas combinações convencionais de exercícios terapêuticos encontraram redução significativa do número de queixas, medo de cair e tempo gasto deitado, bem como aumento significativo da flexibilidade e força muscular e boa adesão. Entretanto, é relatado menor adesão em pessoas mais velhas, com maior limitação em exame motor e problemas cognitivo-comportamentais.

5. A reabilitação com realidade virtual apresenta benefícios sobre marcha, equilíbrio e capacidade funcional, além de boa aceitação e aspecto motivacional. No entanto, a principal dificuldade do uso domiciliar na DP é o custo dos instrumentos necessários para a prática terapêutica e também sua disponibilidade.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.