limpar filtros
Questões por página:
“Uma comunidade complexa e estruturada de microrganismos, envoltos por uma matriz extracelular de polissacarídeos, aderidos entre si a uma superfície ou interface”, define com maior propriedade:
O tabagismo é considerado uma doença pela a 10ª Classificação Internacional de Doenças (CID10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substâncias psicoativas. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. O diagnóstico de dependência da nicotina é clínico e deve ser feito por meio de avaliação procedida pelo profissional da saúde que atende o usuário de tabaco, não são utilizados exames físicos, laboratoriais ou de imagem para este fim. II. Para complementar a avaliação clínica pode ser utilizado teste para avaliar o grau de dependência da nicotina como, por exemplo, o Teste de Fagerström. III. O tratamento do tabagismo se divide em não medicamentoso, medicamentoso e medidas auxiliares, podendo estar associados. IV. A nicotina é absorvida pelas células do tecido adiposo permanecendo ali por muito tempo, por isso as recaídas são comuns. Neste caso, os profissionais de saúde devem estar atentos e oferecer uma abordagem acolhedora.
A correta aplicação da insulina é imprescindível no cuidado do paciente. Para isso é necessário instrumental adequado, domínio da técnica de aplicação e rodízio dos sítios de aplicação. São complicações associadas à insulinoterapia, exceto:
A metformina é utilizada amplamente para o tratamento da Diabetes Mellitus, há evidências de que esse agente é capaz de ativar a AMPK-quinase, reguladora do metabolismo de glicose e lipídios. Com relação às interações medicamentosas, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Aumenta o efeito hipoglicêmico. 2. Diminui o efeito hipoglicêmico.
( ) Carbonato de lítio. ( ) Contraceptivo oral. ( ) Ranitidina. ( ) Fenitoína. ( ) Fenotiazinas.
Para o cuidado do paciente com Diabetes Mellitus podem ser indicados o uso de antidiabéticos orais. Estes são divididos em classes terapêuticas: sulfonilureias, metiglinidas, biguanidas, glitazonas e inibidores da exemplo para as classes listadas: