limpar filtros
Questões por página:

O objetivo principal de qualquer ciência da vida, seja ela individual ou social, é a definição e explicação do estado normal, bem como a diferenciação do seu estado patológico. Baseado na discussão entre o normal e o patológico, analise as proposições a seguir e, em seguida, aponte a alternativa CORRETA:

I - Os critérios de normalidade e de doença em psicopatologia variam consideravelmente em função dos fenômenos específicos com os quais trabalhamos, e também de acordo com as opções filosóficas do profissional. Esta é uma área da psicopatologia que exige uma postura permanentemente crítica e reflexiva dos profissionais.

II – A distinção entre o normal e o patológico se torna mais fácil de ser delineada em alguns casos em que existem alterações comportamentais e/ou mentais de intensidade acentuada e longa duração.

III – É possível definir uma patologia baseada apenas em um critério estritamente quantitativo, sendo dispensável o discurso do sujeito ou da família.

Visualizar Questão Comentada
Em relação ao campo do atendimento à família, assinale a alternativa CORRETA:
Visualizar Questão Comentada
Sobre o Psicodiagnóstico, qual das alternativas a seguir NÃO apresenta uma característica desse processo:
Visualizar Questão Comentada
Considerando a técnica dos grupos operativos e seus pressupostos, responda:
“É uma psicose que se caracteriza por um delírio mais ou menos sistematizado, articulado sobre um ou vários temas. Não existe deterioração da capacidade intelectual. Aqui se incluem os delírios de perseguição, de grandeza.” (BOCK, 1999:352) Marque a alternativa que representa o tipo de psicose descrita acima.
Visualizar Questão Comentada