Questões da prova:
        IF Sul Rio-Grandense - 2021 -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul-Rio-Grandense (IF Sul-Rio-Grandense) - R - Professor - Sociologia
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  40 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 7 de 8                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                         Leia a reportagem do G1 abaixo. 
Massas são o prato favorito do mundo, segundo pesquisa
Uma pesquisa global encomendada pela ONG britânica contra a pobreza Oxfam revela que as massas são o alimento número um numa lista dos mais apreciados em todo o mundo. O levantamento, feito pela consultoria GlobeScan, ouviu mais de 16 mil pessoas em 17 países, entre eles o Brasil. Em cada um deles, as pessoas falaram que tipo de comida preferem. A pesquisa aponta que, além de serem populares em países europeus, as massas em geral também são muito procuradas em países como Filipinas, Guatemala e África do Sul, de cultura tão díspares. Depois das massas, a maioria dos ouvidos colocou carne como a sua segunda maior preferência. A seguir vem arroz, pizza, frango, peixes e frutos do mar, vegetais, pratos chineses em geral, pratos italianos e pratos mexicanos.
(G1, Mundo,16/06/2011, Disponível em:<http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/06/massas-sao-o-prato-favorito-do-mundo-segundo-pesquisa.html> . Acesso em: 29 dez.2020).
De origem italiana ou chinesa, as massas e as pizzas já se tornaram parte da cultura alimentar mundial. Levando em consideração que a alimentação é carregada de cultura e identidade, considera-se que a apropriação mundial das massas e da pizza correspondem a um processo de
    Massas são o prato favorito do mundo, segundo pesquisa
Uma pesquisa global encomendada pela ONG britânica contra a pobreza Oxfam revela que as massas são o alimento número um numa lista dos mais apreciados em todo o mundo. O levantamento, feito pela consultoria GlobeScan, ouviu mais de 16 mil pessoas em 17 países, entre eles o Brasil. Em cada um deles, as pessoas falaram que tipo de comida preferem. A pesquisa aponta que, além de serem populares em países europeus, as massas em geral também são muito procuradas em países como Filipinas, Guatemala e África do Sul, de cultura tão díspares. Depois das massas, a maioria dos ouvidos colocou carne como a sua segunda maior preferência. A seguir vem arroz, pizza, frango, peixes e frutos do mar, vegetais, pratos chineses em geral, pratos italianos e pratos mexicanos.
(G1, Mundo,16/06/2011, Disponível em:<http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/06/massas-sao-o-prato-favorito-do-mundo-segundo-pesquisa.html> . Acesso em: 29 dez.2020).
De origem italiana ou chinesa, as massas e as pizzas já se tornaram parte da cultura alimentar mundial. Levando em consideração que a alimentação é carregada de cultura e identidade, considera-se que a apropriação mundial das massas e da pizza correspondem a um processo de
     Em sua obra, Lévi-Strauss utiliza uma metáfora do jogo de cartas para explicitar importantes noções sobre a cultura. Segundo ele:  
“O homem é como um jogador que tem nas mãos, ao se instalar à mesa, cartas que ele não inventou, pois o jogo de cartas é um dado da história e da civilização [...]. Cada repartição das cartas resulta de uma distinção contingente entre os jogadores e se faz a sua revelia. Quando se dão as cartas, cada sociedade assim como cada jogador, as interpreta nos termos de diversos sistemas, que podem ser comuns ou particulares: regras de um jogo ou regras de uma tática. E sabe-se bem que com as mesmas cartas, jogadores diferentes farão partidas diferentes, ainda que, limitados pelas regras, não possam fazer qualquer partida com determinadas cartas” (Lévi-Strauss,1958 apud Cuche,2012).
Com essa metáfora, Lévi-Strauss, na interpretação de Cuche, refere-se
    “O homem é como um jogador que tem nas mãos, ao se instalar à mesa, cartas que ele não inventou, pois o jogo de cartas é um dado da história e da civilização [...]. Cada repartição das cartas resulta de uma distinção contingente entre os jogadores e se faz a sua revelia. Quando se dão as cartas, cada sociedade assim como cada jogador, as interpreta nos termos de diversos sistemas, que podem ser comuns ou particulares: regras de um jogo ou regras de uma tática. E sabe-se bem que com as mesmas cartas, jogadores diferentes farão partidas diferentes, ainda que, limitados pelas regras, não possam fazer qualquer partida com determinadas cartas” (Lévi-Strauss,1958 apud Cuche,2012).
Com essa metáfora, Lévi-Strauss, na interpretação de Cuche, refere-se
     Na obra O Capital: crítica da economia política, Karl Marx (2003) faz uma análise histórica da origem e da dinâmica do modo de produção capitalista. Muitos dos conceitos desenvolvidos por Marx estão presentes no cotidiano da sociedade, como na charge abaixo.  
 
 
 
Disponível em: <http://gepgeooficial.blogspot.com/2015/03/momento-reflexao.html>Acesso em: 15 de abril de 2021.
Nesta charge, a personagem Mafalda traz um questionamento que evidencia dois conceitos importantes da obra de Marx. Quais são eles?
    
    
Disponível em: <http://gepgeooficial.blogspot.com/2015/03/momento-reflexao.html>Acesso em: 15 de abril de 2021.
Nesta charge, a personagem Mafalda traz um questionamento que evidencia dois conceitos importantes da obra de Marx. Quais são eles?
     A perspectiva teórica desenvolvida por Pierre Bourdieu permite uma análise da relação de classes sociais a partir da noção de sistemas simbólicos. Enquanto instrumentos estruturados e estruturantes de comunicação e de conhecimento, estes constituem formas de imposição ou de legitimação da definição do mundo social de uma classe sobre outra.  
Esse processo de dominação é compreendido por Bourdieu como
    Esse processo de dominação é compreendido por Bourdieu como
     A discussão sobre o indivíduo e a sociedade estabelece as bases metodológicas e teóricas de autores clássicos da sociologia para compreender as relações e as transformações sociais. Dentre elas, destacam-se duas compreensões: a visão de que a sociedade prevalece sobre o indivíduo, conformada por uma consciência coletiva que assegura a integração dos membros da sociedade; e a compreensão de que a sociedade existe concretamente, mas não é externa aos indivíduos e, sim, formada pelo conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente.  
As duas compreensões correspondem, respectivamente, aos pensamentos de
    As duas compreensões correspondem, respectivamente, aos pensamentos de
