63 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 8 de 13                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Julgue o item a seguir.
Para detectar a presença de anticorpos não-aglutinadores nas células vermelhas sanguíneas, simplesmente se adiciona um segundo anticorpo diretamente contra a imunoglobulina (anticorpo) que cobre as células vermelhas. Esta anti-imunoglobulina pode agora fazer reação cruzada com as células vermelhas sanguíneas e levar à aglutinação. Esse teste é conhecido como teste de Coombs Indireto. Se for necessário saber se uma amostra de soro tem anticorpos dirigidos contra uma célula vermelha sanguínea em particular e se quer assegurar de que também vai detectar anticorpos nãoaglutinadores potenciais na amostra, é realizado um teste de Coombs Direto. Esse teste é feito incubando as células vermelhas sanguíneas com a amostra de soro, lavandose para retirar quaisquer anticorpos não ligados e depois adicionando um segundo reagente anti-imunoglobulina para fazer ligação cruzada com as células. 
Julgue o item a seguir.
Cilindros são os únicos elementos encontrados no sedimento urinário que são exclusivos do rim. A sua forma é representante da luz tubular e pode conter outros elementos presentes no filtrado. A largura do cilindro depende do túbulo no qual se formou. Existem diferentes tipos de cilindros, mas nenhum com relevância clínica,  sendo desconsiderados na análise sedimentoscópica. 
Julgue o item a seguir.
A presença de células (mancha) de Gumprecht e de cromossomo Filadélfia é patognomônica da Leucemia Linfóide Aguda.
Julgue o item a seguir.
As gestantes que forem diagnosticadas com HIV durante o pré-natal têm indicação de tratamento com os medicamentos antirretrovirais durante toda gestação e,  se orientado pelo médico, também no parto. O tratamento previne a transmissão vertical do HIV para a criança. 
Julgue o item a seguir.
 A imunofluorescência indireta é o teste de referência na sorologia de muitas doenças, como as infecciosas e autoimunes. O mesmo conjugado pode ser utilizado em sistemas diferentes. Um passo de lavagem é realizado e um anticorpo anti-humano (conjugado) marcado com substância fluorescente é adicionado. Após um segundo passo de lavagem, para remover o conjugado não ligado,  a observação de fluorescência ao microscópio é indicativa da presença do anticorpo em estudo na amostra do paciente. O conjugado é isotipo-específico,  sendo assim possível distinguir reações condicionadas pela presença de IgG, IgA e IgM. O teste é muito utilizado para a pesquisa de autoanticorpos em doenças difusas do tecido conjuntivo, nas vasculites sistêmicas (ANCA) e no diagnóstico de infecções pelo Treponema pallidum,  Tripanosoma cruzi, para as diversas Chlamydiae.
