Questões da prova:
        FGV - 2022 - SME-SP Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - Professor - Artes
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  60 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 8 de 12                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
             Elliot Eisner, teórico norte-americano da segunda metade do século XX, parte de um diagnóstico negativo dos objetivos,  métodos e conteúdos que embasavam o ensino de artes nas escolas e propõe um novo tipo de abordagem. 
Segundo esta abordagem, é correto afirmar que o ensino de artes
    Segundo esta abordagem, é correto afirmar que o ensino de artes
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
             Um ensino de artes que se pretenda multicultural toma a diversidade cultural na sociedade como força enriquecedora do processo, mas, ao mesmo tempo, como um desafio no que se refere ao desenvolvimento de abordagens. 
Assinale a opção que descreve corretamente um preceito para o ensino de artes multicultural.
    Assinale a opção que descreve corretamente um preceito para o ensino de artes multicultural.
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
             A respeito dos conceitos mobilizados na prática do teatro, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. 
( ) Ação interior é a vida interna de uma personagem, que contém ideias e sentimentos fisicalizados em seu comportamento e ações.
( ) Blablação é um exercício que permite ao ator desfocar de detalhes textuais e se concentrar na expressividade da voz e da ação.
( ) Ponto de concentração é o local nos bastidores do palco em que os atores se preparam quando estão na iminência de entrar em cena.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, na ordem apresentada.
    ( ) Ação interior é a vida interna de uma personagem, que contém ideias e sentimentos fisicalizados em seu comportamento e ações.
( ) Blablação é um exercício que permite ao ator desfocar de detalhes textuais e se concentrar na expressividade da voz e da ação.
( ) Ponto de concentração é o local nos bastidores do palco em que os atores se preparam quando estão na iminência de entrar em cena.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, na ordem apresentada.
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
             Para Viola Spolin, a prática do teatro exige um ambiente que favoreça a espontaneidade, pois é através dela, como forma de liberdade, que os atores podem romper com velhos quadros de referência e se abrir para a expressão criativa. 
Assinale a afirmativa que identifica corretamente uma prática que, segundo a autora, favorece a espontaneidade.
    Assinale a afirmativa que identifica corretamente uma prática que, segundo a autora, favorece a espontaneidade.
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Artes Plásticas                    
                  
                  
                
              
             “Beethoven continuou compondo, mesmo após a perda da audição, pois operava com seu pensamento musical,  transcendendo a realidade física do som.”  
Adaptado de MARTINS, Maria Celeste. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD,2010.
As opções abaixo contêm componentes específicos do pensamento musical, à exceção de uma. Assinale-a.
    Adaptado de MARTINS, Maria Celeste. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD,2010.
As opções abaixo contêm componentes específicos do pensamento musical, à exceção de uma. Assinale-a.
