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FUNDATEC - 2025 - IF Farroupilha - RS - Professor - Pedagogia
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Concurso:
IF Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação educacional pode ser classificada sob diferentes perspectivas, considerando seu momento de aplicação, finalidade, metodologia e abordagem teórica. Um professor de escola pública adota uma avaliação que envolve os alunos no processo, incentivando a reflexão crítica e permitindo ajustes contínuos na prática pedagógica. Assinale a alternativa que melhor descreve essa estratégia.
Concurso:
IF Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
A BNCC inclui diretrizes e conteúdos que promovem a diversidade e a inclusão nas escolas brasileiras. Sobre os temas e suas orientações na BNCC, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Sobre as competências do Ensino Religioso no Ensino Fundamental, a BNCC aponta que os estudantes precisam conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, e valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.
( ) É opcional que os alunos identifiquem a presença e a sociodiversidade de culturas indígenas, afro-brasileiras, quilombolas, ciganas e dos demais povos e comunidades tradicionais para compreender suas características socioculturais e suas territorialidades.
( ) De forma particular, um planejamento com foco na equidade também exige um claro compromisso de reverter a situação de exclusão histórica que marginaliza grupos como os alunos com deficiência, reconhecendo a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas e de diferenciação curricular, conforme estabelecido na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
( ) Cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, precisamente de forma transversal e integradora. Entre esses temas, destacam-se educação em direitos humanos e educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
( ) Na BNCC, essas temáticas são contempladas em habilidades dos componentes curriculares, cabendo aos sistemas de ensino e escolas, de acordo com suas especificidades, tratá-las de forma contextualizada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Sobre as competências do Ensino Religioso no Ensino Fundamental, a BNCC aponta que os estudantes precisam conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, e valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.
( ) É opcional que os alunos identifiquem a presença e a sociodiversidade de culturas indígenas, afro-brasileiras, quilombolas, ciganas e dos demais povos e comunidades tradicionais para compreender suas características socioculturais e suas territorialidades.
( ) De forma particular, um planejamento com foco na equidade também exige um claro compromisso de reverter a situação de exclusão histórica que marginaliza grupos como os alunos com deficiência, reconhecendo a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas e de diferenciação curricular, conforme estabelecido na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
( ) Cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, precisamente de forma transversal e integradora. Entre esses temas, destacam-se educação em direitos humanos e educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
( ) Na BNCC, essas temáticas são contempladas em habilidades dos componentes curriculares, cabendo aos sistemas de ensino e escolas, de acordo com suas especificidades, tratá-las de forma contextualizada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
IF Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
O planejamento e a avaliação educacional são processos fundamentais para a organização e a efetividade da prática pedagógica. De acordo com o estabelecido pela LDBEN e os parâmetros educacionais brasileiros, em relação aos conceitos, tipos e instrumentos de planejamento e avaliação educacional, analise as assertivas abaixo:
I. A avaliação educacional deve ser exclusivamente somativa, tendo como único objetivo a atribuição de notas aos alunos, sem levar em consideração o processo de aprendizagem e o desenvolvimento contínuo.
II. O planejamento educacional deve ser alinhado e incorporar flexibilidade curricular e estratégias pedagógicas diferenciadas, além de garantir a articulação entre avaliação formativa e intervenções personalizadas que assegurem equidade na aprendizagem.
III. O planejamento deve considerar os conteúdos a serem trabalhados, as metodologias de ensino, os recursos didáticos e as estratégias de avaliação, de forma a promover uma aprendizagem significativa e integrada aos contextos sociais e culturais dos estudantes.
IV. A avaliação diagnóstica, formativa e somativa são tipos distintos de avaliação que devem ser utilizadas de maneira integrada, buscando acompanhar o desenvolvimento do aluno e garantir a qualidade da educação oferecida.
V. O instrumento de avaliação que desconsidera variáveis contextuais, socioeconômicas e individuais de aprendizagem configura uma prática que busca padronizar o processo de aprendizagem, sem excluir nenhum estudante, possibilitando que todos avancem ao mesmo tempo.
Quais estão corretas?
I. A avaliação educacional deve ser exclusivamente somativa, tendo como único objetivo a atribuição de notas aos alunos, sem levar em consideração o processo de aprendizagem e o desenvolvimento contínuo.
II. O planejamento educacional deve ser alinhado e incorporar flexibilidade curricular e estratégias pedagógicas diferenciadas, além de garantir a articulação entre avaliação formativa e intervenções personalizadas que assegurem equidade na aprendizagem.
III. O planejamento deve considerar os conteúdos a serem trabalhados, as metodologias de ensino, os recursos didáticos e as estratégias de avaliação, de forma a promover uma aprendizagem significativa e integrada aos contextos sociais e culturais dos estudantes.
IV. A avaliação diagnóstica, formativa e somativa são tipos distintos de avaliação que devem ser utilizadas de maneira integrada, buscando acompanhar o desenvolvimento do aluno e garantir a qualidade da educação oferecida.
V. O instrumento de avaliação que desconsidera variáveis contextuais, socioeconômicas e individuais de aprendizagem configura uma prática que busca padronizar o processo de aprendizagem, sem excluir nenhum estudante, possibilitando que todos avancem ao mesmo tempo.
Quais estão corretas?
Concurso:
IF Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com a LDBEN e as diretrizes para o planejamento dos conteúdos curriculares na Educação Básica, analise as assertivas abaixo assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A orientação para o trabalho é um dos princípios norteadores do currículo na Educação Básica, devendo ser integrada aos conteúdos e práticas pedagógicas.
( ) O gerenciamento das ações de capacitação dos profissionais da educação é uma diretriz específica para o planejamento curricular, conforme estabelecido na LDBEN.
( ) A melhoria da eficiência, eficácia e qualidade do Ensino Fundamental e Médio é uma preocupação da LDBEN, sendo prevista como uma diretriz para a formulação de políticas educacionais.
( ) O desenvolvimento permanente do aluno deve ser garantido até os 21 anos de idade, conforme determinação expressa na LDBEN.
( ) A adequação das competências requeridas dos alunos aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual, está alinhada com a LDBEN e sua concepção de planejamento curricular.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A orientação para o trabalho é um dos princípios norteadores do currículo na Educação Básica, devendo ser integrada aos conteúdos e práticas pedagógicas.
( ) O gerenciamento das ações de capacitação dos profissionais da educação é uma diretriz específica para o planejamento curricular, conforme estabelecido na LDBEN.
( ) A melhoria da eficiência, eficácia e qualidade do Ensino Fundamental e Médio é uma preocupação da LDBEN, sendo prevista como uma diretriz para a formulação de políticas educacionais.
( ) O desenvolvimento permanente do aluno deve ser garantido até os 21 anos de idade, conforme determinação expressa na LDBEN.
( ) A adequação das competências requeridas dos alunos aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual, está alinhada com a LDBEN e sua concepção de planejamento curricular.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
IF Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
A implementação total da LDBEN enfrenta desafios significativos até hoje no Brasil. Sobre esses desafios, assinale a alternativa INCORRETA.