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Comercialmente os motores trifásicos são vendidos com até 12 terminais de ligação, identificados com números que correspondem à numeração das bobinas das fases, e obedecem ao seguinte padrão:
•(1;4) (7;10): bobinas da fase R
•(2;5) (8;11): bobinas da fase S
•(3;6) (9;12): bobinas da fase T
Normalmente na placa do motor constam as ligações possíveis de efetuar, conforme desenho abaixo:
Os tipos de ligação apresentados na ligação A e na ligação B são, respectivamente:
Sobre as definições que envolvem o entendimento de um projeto elétrico, à luz da NBR 5410, analisar os itens.
I. Elemento condutivo ou parte condutiva: elemento ou parte constituída de material condutor, pertencente ou não à instalação, mas que não é destinada normalmente a conduzir corrente elétrica.
II. Proteção básica: meio destinado a suprir a proteção contra choques elétricos quando massas ou partes condutivas acessíveis tornam-se acidentalmente vivas.
III. Equipotencialização: procedimento que consiste na interligação de elementos especificados, visando a obter a equipotencialidade necessária para os fins desejados. Por extensão, a própria rede de elementos interligados resultante.
IV. Barramento de equipotencialização suplementar ou barramento de equipotencialização local (BEL): barramento destinado a servir de via de interligação de todos os elementos incluíveis em uma equipotencialização suplementar ou equipotencialização local.
Está CORRETO o que se afirma:
Observar o circuito abaixo:
No circuito, temos dois capacitores (C1 e C2), ligados em série, com uma fonte de tensão alternada. De acordo com as informações contidas no circuito, o valor da capacitância do capacitor C2 é, aproximadamente, de: