limpar filtros
Questões por página:

Observe a figura a seguir:


Imagem associada para resolução da questão

(Ropoli et.al. (2010). BRASIL. MEC. A Educação especial na perspectiva da inclusão escolar: escola comum inclusiva)


A figura refere-se a um recurso da tecnologia assistiva que é produzido com um arame revestido, no qual os dedos e a caneta são encaixados. O objetivo desse recurso é estabilizar ou auxiliar nos movimentos de pessoas com deficiência física nas atividades em que utilizam lápis, caneta ou pincel.

Assinale a alternativa que apresenta a denominação correta do recurso.

A figura a seguir refere-se a um mouse com o acionador de pressão conectado.
Imagem associada para resolução da questão
(Ropoli et.al. (2010). BRASIL. MEC. A Educação especial na perspectiva da inclusão escolar: escola comum inclusiva)
Assinale a alternativa que apresenta sua utilização correta.
Observe a figura a seguir:
Imagem associada para resolução da questão
(Ropoli et.al. (2010). BRASIL. MEC. A Educação especial na perspectiva da inclusão escolar: escola comum inclusiva)
A figura refere-se a um recurso da tecnologia assistiva feita em acrílico transparente com furos coincidentes às teclas do teclado comum que facilita a digitação.
Assinale a alternativa que apresenta seu nome correto e sua indicação.
De acordo com Brasil. MEC (2010), as metodologias ativas de aprendizagem colocam o aprendiz como protagonista do processo de ensino e aprendizagem e agrega valor educativo aos conteúdos da formação. Entre as diversas metodologias, a Aprendizagem Colaborativa em Redes – ACR, construída a partir da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, foi desenvolvida para um programa de formação continuada a distância de professores de AEE.
Uma das propostas da ACR é:
Hernandez, in Brasil. MEC (2010), defende uma perspectiva de organização curricular globalizadora. O conceito de conhecimento global e relacional permite superar o sentido da mera acumulação de saberes em torno de um tema.
De acordo com o documento, a proposta é