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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) ou Lei nº 9.394/1996, é o fio condutor do ordenamento jurídico nacional na área da educação escolar. Considerada a mais importante lei que versa sobre os princípios, diretrizes, estrutura e organização do ensino infantil ao ensino superior, assegurando, dessa forma, o direito social à educação para estudantes brasileiros. Em suas premissas, prevê para o ensino fundamental objetivos a formação básica do cidadão, mediante alguns princípios essenciais.
Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/ha ndle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed. pdf. Acesso em: 26 nov.2023.
A partir das informações apresentadas e na conformidade com os dispositivos legais no que versa a LDB, na Seção III – Do Ensino Fundamental em seu artigo 32, no que trata sobre os objetivos, avalie as afirmações a seguir.
I. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
II. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
III. Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.
IV. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
V. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei sancionado em 13 de julho de 1990, constitui o principal documento normativo do Brasil sobre os direitos da criança e do adolescente. Em contínua evolução, o ECA vem sempre sendo discutido e atualizado para cumprir, cada vez e com melhor eficiência o que prevê em seu conjunto de leis e normas à “proteção integral” de todas as crianças e adolescentes brasileiras.
Disponível em: https://cedecarj.org.br/wpcontent/uploads/20 23/05/ECA2023_VersaoSite.pdf. Acesso em: 26 nov.2023.
Considerando as premissas contidas no capítulo IV que versa sobre o Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, em seus artigos 53 a 59 e seus parágrafos, e os direitos fundamentais que o ECA assegura para a criança e ao adolescente, avalie as afirmações a seguir.
I. Direito de organização e participação em entidades estudantis.
II. Acesso às diversões e espetáculos públicos classificados como adequados à sua faixa etária.
III. Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.
IV. Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
V. Atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images /BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 26 nov.2023.(adaptado)
Tendo como referência o texto apresentado quanto ao conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação e, que vão adequar as proposições da BNCC à realidade local, avalie as afirmações a seguir.
I. Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem.
II. Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os alunos nas aprendizagens.
III. Construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos.
IV. Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender.
V. Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino.
É CORRETO o que se afirma em:
SEFTON, Ana Paula, GALINI, Marcos Evandro. Metodologias ativas: desenvolvendo aulas ativas para uma aprendizagem significativa. Freitas Bastos Editora.2022. (adaptado).
No que tange o significado, sentido e possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica por meio das metodologias ativas, avalie as afirmações a seguir.
I. Do ponto de vista conceitual metodologias ativas estão diretamente ligadas a um campo de estudo sobre as práticas educacionais no que lhe concerne aos paradigmas educacionais.
II. As metodologias ativas estão embasadas em algumas premissas para um fazer docente que ative e promova a aprendizagem significativa, entre elas: as múltiplas inteligências e competências, pensamento crítico e visão sistêmica e escuta ativa e comunicação não violenta.
III. A aplicabilidade das metodologias ativas na prática pedagógica deve vir conjugada com alguns pontos fundamentais como: teoria/prática, reflexão/ação, bem como fomentar a experimentação, resolução de problemas, propostas significativas e interação com os conhecimentos prévios.
IV. Como estratégias de ensino, as metodologias ativas intensificam o processo de construção do conhecimento pelo aluno, a mediação do processo, o papel do professor como ativador do desenvolvimento do aluno e como um incentivador à autonomia, ao pensamento crítico, à inteligência socioemocional, ao estímulo ao diálogo e a atuação coletiva.
V. O trabalho docente quando centrado nas metodologias ativas, concentra o ato de avaliar o processo de desenvolvimento do aluno ou o coletivo de forma padronizada, focada no resultado.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Penso,2014. (adaptado)
Considerando como referência o texto apresentado e as ideias sobre competência de Zabala e Arnau, avalie as afirmações a seguir.
I. Em âmbito educacional o termo competência pode ser definido como intervenção eficaz nos diferentes âmbitos da vida, mediante ações nas quais se mobilizam componentes atitudinais, procedimentais e conceituais de maneira inter-relacionada.
II. Um dos aspectos significativos e relevantes no currículo escolar com base em competências está na aprendizagem dos conteúdos, através da simples memorização para sua compreensão.
III. Na perspectiva da pedagogia das competências, não existe uma metodologia própria para o ato de ensinar, mas condições gerais sobre como devem ser as estratégias metodológicas, entre as quais, todas devem ter um enfoque globalizador.
IV. Numa concepção crítica quanto ao processo de ensino e aprendizagem, a competência e conhecimentos são antagônicos.
V. Nos pressupostos do educar por competências o currículo representa a formação em aprendizagens que têm como característica fundamental a capacidade de serem aplicadas em contextos reais.
É CORRETO apenas o que se afirma em: