limpar filtros
Questões por página:
Os trabalhadores de enfermagem, no cuidado e assistência ao paciente na Estratégia de Saúde da Família, em atividades como a administração de medicamentos e de imunobiológicos, realizam diariamente o manuseio e o descarte de materiais perfurocortantes. Esses objetos são capazes de provocar cortes ou perfurações, assim exigindo medidas cuidadosas para seu descarte e manuseio (Moura, Deodato, Gama; 2016). Sobre este assunto, assinale a alternativa CORRETA.
No que diz respeito aos aspectos psicossociais puerperais, há uma condição transitória e autolimitada, observada em aproximadamente 80% das mães logo após o parto, caracterizada por sintomas de labilidade emocional, choro fácil, irritabilidade, fadiga, tristeza e insônia conhecida por:
Fabiana,22 anos de idade e quatro filhos vivos, procura a Estratégia de Saúde de Família (ESF) para orientação sobre planejamento familiar, com interesse em realizar a técnica contraceptiva de esterilização feminina. Diante desse relato e de acordo com a Lei N°14.443/2022, é CORRETO informar a Fabiana que:
No sentido de assegurar a saúde da mulher e do recém-nascido, a enfermeira e a técnica de enfermagem da Estratégia Saúde da Família, no 7° dia após o parto de Dona Joana, realizam uma visita domiciliar. Após exame físico da puérpera, a enfermeira registra na evolução clínica: “Paciente com estado geral bom, consciente, orientada, corada, eupneica, mamas aumentadas de tamanho e mamilos protusos, abdome flácido, útero palpável acima da cicatriz umbilical, com redução da consistência e da mobilidade do órgão, lóquios fisiológicos, colo do útero fechado, períneo integro, diurese e eliminação intestinal presente e edema e dor em membros inferiores”. Com base em seus conhecimentos sobre fisiologia do pós-parto, qual das características abaixo descritas, do processo involutivo e de recuperação do organismo materno, encontra-se alterada, considerando o período de puerpério em que Dona Joana se encontra?
O padrão respiratório da maioria das pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é superficial, rápido e ineficiente; quanto mais grave a doença, mais ineficiente é o padrão respiratório. Sobre cuidados de enfermagem para melhoria do padrão respiratório, reeducação respiratória, promoção do autocuidado e melhora da tolerância à atividade ao paciente com DPOC é CORRETO afirmar que se: