Questões da prova:
IBAM - 2025 - Prefeitura de Bebedouro - SP - Professor - Educação Física
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Bebedouro - SP
Disciplina:
Educação Física
A professora Laila Ferrer, em uma aula de Educação Física, está trabalhando o atletismo, especificamente a prova de lançamento de dardo. Após algumas aulas de introdução à técnica, ela decide realizar uma atividade avaliativa. Ao invés de simplesmente medir a distância dos lançamentos, a professora adota uma abordagem mais abrangente. Durante a atividade, a professora Laila observa atentamente cada aluno, registrando em uma planilha individual os seguintes aspectos: empunhadura do dardo, corrida de aproximação, passagem do dardo, liberação do dardo e equilíbrio final.
Além da observação direta, a professora Laila conversa individualmente com alguns alunos, dando feedbacks específicos sobre seus lançamentos, apontando pontos fortes e áreas que precisam de melhoria. Ela também estimula os alunos a observarem os lançamentos uns dos outros e ao final da atividade, não atribui notas ou conceitos, mas sim devolutivas descritivas para cada aluno, com orientações para os próximos treinos. Como é chamada a avaliação utilizada pela professora Laila?
Além da observação direta, a professora Laila conversa individualmente com alguns alunos, dando feedbacks específicos sobre seus lançamentos, apontando pontos fortes e áreas que precisam de melhoria. Ela também estimula os alunos a observarem os lançamentos uns dos outros e ao final da atividade, não atribui notas ou conceitos, mas sim devolutivas descritivas para cada aluno, com orientações para os próximos treinos. Como é chamada a avaliação utilizada pela professora Laila?
Concurso:
Prefeitura de Bebedouro - SP
Disciplina:
Educação Física
"Brincadeiras, danças e cantigas de roda, conforme Wiggers (2005) fazem parte daquilo que se convencionou chamar de cultura corporal infantil. Como construção cultural de um determinado grupo, como fator distintivo das suas gentes, é possível afirmar que essas práticas corporais constituem-se, antes de qualquer coisa, em um fator de":
[NEIRA, M. G. Valorização das identidades: A cultura corporal popular como currículo multicultural da Educação Física − Motriz, Rio Claro, v.13, n.3 p.174?180 jul./set.2007. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/viewFile/820/885].
[NEIRA, M. G. Valorização das identidades: A cultura corporal popular como currículo multicultural da Educação Física − Motriz, Rio Claro, v.13, n.3 p.174?180 jul./set.2007. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/viewFile/820/885].
Concurso:
Prefeitura de Bebedouro - SP
Disciplina:
Educação Física
A Pedagogia da Cultura Corporal, proposta por Neira e Nunes (2008), critica a visão tradicional da Educação Física, que prioriza o tecnicismo e o esportivismo. Em contraposição, essa abordagem pedagógica valoriza as diversas manifestações da cultura corporal, buscando compreender seus significados sociais, históricos e culturais, e promovendo a reflexão crítica dos alunos sobre suas próprias experiências com o movimento. Considere as afirmativas relacionadas a esse tema. Registre (V), para verdadeiras, e (F), para falsas.
(__) As práticas corporais como expressões universais e manifestações intrínsecas à natureza humana, embora influenciadas superficialmente por aspectos culturais, obedecem a um desenvolvimento motor e técnico universal, determinado somente por fatores biológicos.
(__) A análise epistemológica das práticas corporais, buscando a identificação de leis universais do movimento, requer a abstração das contingências socioculturais, concentrando-se nos aspectos estruturais e funcionais inerentes à corporeidade humana.
(__) As práticas corporais, construídas socialmente, manifestam a diversidade de dinâmicas culturais, identidades e valores que caracterizam cada grupo, configurando-se, assim, como expressões contextualmente específicas.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
(__) As práticas corporais como expressões universais e manifestações intrínsecas à natureza humana, embora influenciadas superficialmente por aspectos culturais, obedecem a um desenvolvimento motor e técnico universal, determinado somente por fatores biológicos.
(__) A análise epistemológica das práticas corporais, buscando a identificação de leis universais do movimento, requer a abstração das contingências socioculturais, concentrando-se nos aspectos estruturais e funcionais inerentes à corporeidade humana.
(__) As práticas corporais, construídas socialmente, manifestam a diversidade de dinâmicas culturais, identidades e valores que caracterizam cada grupo, configurando-se, assim, como expressões contextualmente específicas.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
Concurso:
Prefeitura de Bebedouro - SP
Disciplina:
Educação Física
Observe atentamente a imagem a seguir.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organiza os esportes em diferentes categorias, considerando critérios como a interação entre os participantes, o objetivo da prática e as habilidades motoras envolvidas. Essa organização em categorias possibilita uma melhor compreensão das diferentes modalidades esportivas e facilita o planejamento pedagógico, permitindo que os professores de Educação Física explorem a diversidade de práticas e promovam o desenvolvimento integral dos alunos. Os esportes demonstrados na imagem acima, basquete e futebol, são citadas pela BNCC como exemplos de qual categoria de esportes?
Concurso:
Prefeitura de Bebedouro - SP
Disciplina:
Noções de Informática
Em uma sociedade cada vez mais conectada, a internet se tornou uma ferramenta indispensável para a comunicação e o compartilhamento de informações. Através dela, podemos acessar um universo de conteúdos, colaborar com pessoas de diferentes partes do mundo e realizar tarefas de forma rápida e eficiente. As ferramentas do Microsoft Office, como o Word, Excel e PowerPoint, integradas ao ambiente online, potencializam ainda mais as possibilidades de trabalho e interação.
Um grupo de estudantes de diferentes universidades precisa colaborar em tempo real na elaboração de um trabalho acadêmico. Eles desejam editar um documento do Word simultaneamente, inserindo e revisando trechos de texto, além de debater ideias e sugestões. Qual ferramenta do Microsoft Office 365 oferece a melhor solução para essa colaboração online?
Um grupo de estudantes de diferentes universidades precisa colaborar em tempo real na elaboração de um trabalho acadêmico. Eles desejam editar um documento do Word simultaneamente, inserindo e revisando trechos de texto, além de debater ideias e sugestões. Qual ferramenta do Microsoft Office 365 oferece a melhor solução para essa colaboração online?