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As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), estabelecidas pela Resolução CNE/CES nº 5/2002, têm como objetivo nortear a formação dos profissionais de Fonoaudiologia no Brasil. Esse documento define o perfil do egresso, os conteúdos curriculares, a articulação entre teoria e prática, o papel social da profissão e o compromisso ético e científico com a saúde da população. Ele destaca a importância da formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitando o futuro fonoaudiólogo a atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com base em princípios do SUS, nas necessidades regionais e na interdisciplinaridade.

Com base nessa resolução, assinale a alternativa CORRETA:
A atuação fonoaudiológica em motricidade orofacial abrange desde alterações funcionais em estruturas da face e cavidade oral até disfunções musculares que interferem na deglutição, mastigação, respiração, fala e sucção. Um atendimento clínico eficaz exige conhecimento anatômico e fisiológico detalhado, bem como domínio de protocolos de avaliação, recursos terapêuticos e trabalho interdisciplinar, principalmente com odontologia e otorrinolaringologia.
Sobre os procedimentos fonoaudiológicos relacionados à motricidade orofacial, analise as afirmativas a seguir:

I. A avaliação orofacial deve contemplar análise postural, força e mobilidade de lábios, bochechas, língua, além de hábitos orais e padrões respiratórios.

II. O diagnóstico fonoaudiológico baseia-se apenas em dados objetivos da avaliação clínica, sendo desnecessário considerar aspectos subjetivos ou relato familiar.

III. O plano terapêutico pode incluir exercícios isométricos e isotônicos, reeducação dos padrões de mastigação e técnicas de respiração nasal.

IV. O uso de recursos instrumentais, como eletromiografia de superfície e registro de pressão intraoral, pode auxiliar no monitoramento e ajuste da terapia.


Assinale a alternativa CORRETA:
O Fonoaudiólogo, especializado em voz, precisa conhecer os fundamentos fisiológicos da função vocal, incluindo respiração, fonação, ressonância e articulação, além da ergonomia para prevenção de distúrbios vocais em profissionais da voz.
Assinale abaixo qual das seguintes opções descreve CORRETAMENTE um aspecto da fisiologia vocal:
Durante uma avaliação fonoaudiológica em uma criança de 8 anos, com histórico de respiração bucal e má postura corporal, foram observadas alterações na articulação de fonemas, além de projeção lingual na fala e na deglutição. A mãe relata que a criança apresenta dificuldades para mastigar alimentos mais consistentes e fala frequentemente de boca aberta.
Sobre alterações musculoesqueléticas que afetam a fala, analise as afirmativas a seguir:

I. A respiração bucal e o desequilíbrio postural podem alterar o tônus muscular orofacial, prejudicando a produção correta dos fonemas.
II. A interposição lingual na fala e na deglutição pode estar relacionada a desequilíbrios miofuncionais e ao posicionamento incorreto da língua em repouso.
III. O acompanhamento fonoaudiológico é indicado apenas após intervenção ortodôntica ou cirurgia ortognática.
IV. O tratamento das disfunções de fala músculo-esqueléticas pode incluir exercícios de reeducação muscular, correção postural e treino de consciência articulatória.

Assinale a alternativa CORRETA:
O Fonoaudiólogo atua ativamente na reabilitação de funções afetadas por lesões encefálicas, como linguagem, deglutição e motricidade orofacial. Sua conduta clínica deve considerar aspectos neurológicos, cognitivos e funcionais do paciente.
Analise as assertivas a seguir:

I. O Fonoaudiólogo realiza avaliação e intervenção precoce em pacientes com lesões cerebrais, pois alterações como afasia, apraxia da fala e disfagia são frequentes nesses quadros.
II. A neuroplasticidade cerebral pode ser estimulada por meio de terapias fonoaudiológicas bem direcionadas, favorecendo reorganização funcional e melhora progressiva das habilidades afetadas.

Assinale a alternativa CORRETA: