limpar filtros
Questões por página:

Sobre a condução dos pacientes portadores de doenças tireoidianas, analise as afirmativas a seguir.


I. A dosagem sérica do T3 reverso não é solicitada para avaliação de função tireoideana por se tratar de um hormônio inativo.


II. Não devem ser solicitadas dosagens séricas de T3 livre e/ou total em pacientes sem suspeita clínica ou diagnóstico de hipertireoidismo ou tireotoxicose.


III. A ultrassonografia de tireoide não deve ser solicitada para detecção de nódulos em pacientes sem alterações identificadas ao exame clínico.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), está correto o que se afirma em

Homem,40 anos, apresenta lombalgia à direita de forte intensidade há seis horas, acompanhada de hematúria macroscópica. Nega episódios similares prévios ou quaisquer comorbidades. Sobre a condução desse caso, é correto afirmar que:
Trata-se da infecção de transmissão fecal-oral causada por protozoário que atinge, principalmente, a porção superior do intestino delgado. É, em sua maioria, assintomática, tanto em adultos quanto em crianças, embora possa se apresentar com quadro de diarreia, dor e distensão abdominal e evoluir para a síndrome de má absorção intestinal. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico e o medicamento indicado para a condição descrita.
Paciente, sexo feminino,40 anos, tabagista, apresenta quadro de dispepsia e epigastralgia de forte intensidade. Durante a investigação diagnóstica foi constatada doença ulcerosa péptica duodenal com pesquisa para Helicobacter pylori positiva. De acordo com as orientações do IV Consenso Brasileiro sobre Infecção pelo H. pylori, assinale a afirmativa INCORRETA.
Questão Anulada
Mulher,22 anos, é diagnosticada com dengue hemorrágica após resultado positivo da prova do laço. Suas únicas manifestações clínicas são febre, adinamia e mialgia, sendo optado por tratamento ambulatorial com hidratação oral e sintomáticos e orientações sobre possíveis mudanças no curso evolutivo da doença. São sinais de alarme da dengue hemorrágica, EXCETO: