limpar filtros
Questões por página:
Os sistemas de armazenamento de dados se diferenciam pelo tipo de armazenamento, escalabilidade, custo e compartilhamento de dados. Um desses sistemas de armazenamento possui sistema operacional de rede e permite o compartilhamento de arquivos e pastas de um sistema de arquivos, usando protocolos de comunicação padronizados, como o Network File System (NFS) e o Common Internet File System (CIFS).
Esse sistema de armazenamento é conhecido como
O gerenciamento dos espaços alocados aos arquivos é de fundamental importância para o sistema de arquivos. Como os arquivos são criados e eliminados frequentemente, os segmentos livres vão-se fragmentando em pequenos pedaços por todo o disco, configurando um problema chamado fragmentação de espaços livres.
Essa fragmentação pode atingir um estado crítico e impossibilitar a alocação de novos arquivos APENAS na(s) alocação(ões)
Para fornecer um acesso eficiente e conveniente a disco, o sistema operacional utiliza um sistema de arquivos no qual os dados são facilmente armazenados, localizados e recuperados. As informações sobre os arquivos, como, por exemplo, o nome do arquivo, são mantidas em entradas de um diretório no sistema de arquivos. A estrutura de diretório mais comum é a árvore. Todo arquivo no sistema tem um nome de caminho exclusivo.
Um nome de caminho absoluto define um caminho a partir do
A política de alocação de páginas da técnica de memória virtual por paginação determina quantos frames cada processo pode manter na memória principal. Em algumas situações, quando um processo atinge o seu limite de alocação de frames e necessita alocar novas páginas na memória principal, o sistema operacional deve selecionar, dentre as diversas páginas alocadas, qual deverá ser liberada com base numa política de substituição de páginas. O algoritmo de substituição de páginas tem por objetivo selecionar os frames que tenham as menores chances de serem referenciados em um futuro próximo.

Em particular, o algoritmo Least-Recently-Used (LRU)
Os impactos de eventos de perda de dados podem incluir desde a perda de produtividade e a perda de receita ou cliente, até impactos negativos na reputação da organização. O backup de dados é essencial para não perder as informações relevantes para as operações da organização. Por outro lado, o volume de dados pode tornar impraticável a realização de um backup completo dos dados a cada instante.
Para viabilizar a operação do backup, copiando dados modificados (preexistentes, que foram alterados) e adicionados (novos, que foram criados), a estratégia de backup diferencial copia somente os dados