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Julgue o item que se segue, relativo a modelos de atendimento em psiquiatria da infância e da adolescência em saúde pública e exames complementares em psiquiatria.
O modelo de atenção psicossocial preconizado pelo SUS para o cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes valoriza o trabalho interdisciplinar, a articulação com a rede de serviços e o acompanhamento contínuo, considerado o contexto familiar, escolar e social do usuário.
Em relação ao exame psiquiátrico e exames complementares na infância e na adolescência, bem como ao abuso físico e sexual na infância e na adolescência, julgue o próximo item.
Em casos de suspeita de abuso sexual infantil, a ausência de sinais físicos visíveis no exame clínico da vítima não exclui a possibilidade de ocorrência do abuso, sendo necessário considerar outros elementos da avaliação, como o relato da criança e alterações comportamentais.
Em relação ao exame psiquiátrico e exames complementares na infância e na adolescência, bem como ao abuso físico e sexual na infância e na adolescência, julgue o próximo item.
A presença de comportamento hiperssexualizado em uma criança de até 6 anos de idade, sem que haja relato espontâneo de abuso pela criança ou por seus cuidadores, deve ser considerado indicativo de desenvolvimento típico e não exige investigação clínica.
Em relação ao exame psiquiátrico e exames complementares na infância e na adolescência, bem como ao abuso físico e sexual na infância e na adolescência, julgue o próximo item.
A avaliação neuropsicológica deve ser indicada como parte da avaliação psiquiátrica inicial em crianças com dificuldades escolares ou comportamentais.
Em relação ao exame psiquiátrico e exames complementares na infância e na adolescência, bem como ao abuso físico e sexual na infância e na adolescência, julgue o próximo item.
Na primeira infância, a ausência de resposta a estímulos sociais, como sorrisos ou vocalizações, caracteriza-se como mero traço de temperamento, não exigindo investigação adicional.