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Considere que o governo de um país, a partir de discussões em fóruns internacionais, decida adotar a "Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta" para alinhar suas práticas científicas às tendências internacionais. Entre as áreas de atuação previstas nesse documento, destaca-se aquela que tem como objetivo promover um entendimento comum sobre o que é a ciência aberta, seus benefícios, seus desafios e os caminhos possíveis para sua implementação.
A alternativa que identifica corretamente uma ação alinhada a essa área de atuação é a seguinte:
A construção epistemológica da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) surgiu em um contexto de intensas críticas ao modelo tradicional de produção e disseminação do conhecimento científico, especialmente após eventos marcantes como as grandes guerras e o uso da bomba atômica. Entre os marcos teóricos que influenciaram essa abordagem, destaca-se o chamado Programa Forte, que propôs novas diretrizes para a análise sociológica da ciência, ampliando a compreensão sobre como o conhecimento é construído.
Segundo os princípios que orientam a perspectiva do Programa Forte, é correto afirmar que:
A presença feminina na ciência ainda enfrenta obstáculos que limitam o acesso, a permanência e o reconhecimento das mulheres em diversos campos do conhecimento. Essas barreiras, muitas vezes estruturais, dificultam que pesquisadoras alcancem espaços de liderança e valorização profissional. Para transformar esse cenário, o Governo Federal, por meio de órgãos como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem promovido ações afirmativas que estimulam a participação das mulheres na pesquisa científica. Iniciativas como Futuras Cientistas, Meninas nas Ciências Exatas e Guardiãs das Águas são fundamentais para promover a inclusão, a diversidade e a equidade de gênero na ciência brasileira.
Uma forma de mensurar os efeitos dessas ações afirmativas é observar a participação feminina em editais como as Bolsas de Produtividade 2024 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A respeito da participação feminina nas bolsas de produtividade, é correto afirmar que
Ao investigar questões sociais para sua tese de doutorado, Diógenes entrou em contato com a abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), que concebe a ciência como instrumento de desenvolvimento social e destaca a importância de considerar os impactos e as responsabilidades sociais envolvidos na produção científica e nas inovações tecnológicas.
Um exemplo de situação em que os três elementos da abordagem CTS são articulados de maneira ética e responsável é:
Roberto buscava compreender os processos de inovação na empresa em que atua, com o objetivo de propor melhorias organizacionais. Durante seus estudos sobre os diferentes modelos de inovação, deparou-se com o modelo linear reverso de inovação (demand pull).
No modelo identificado por Roberto: