Questões da prova:
IDCAP - 2025 - SESA-BA - Técnico em Radiologia
limpar filtros
50 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 10
Questões por página:
Questões por página:
O diagnóstico do abdome agudo é realizado inicialmente pela anamnese (entrevista que o médico faz com o paciente) e exame físico. É comum que o primeiro passo seja o hemograma e uma radiografia, avançando, caso necessário, para ultrassonografia, tomografia computadorizada e, em alguns casos, ressonância magnética (Pereira,2023). Em uma radiografia simples do abdômen em posição ortostática, assinale a alternativa CORRETA que corresponde qual das estruturas anatômicas é crucial para avaliação de um quadro de abdômen agudo.
É CORRETO afirmar que o tempo de latência de uma lesão por radiação é influenciado principalmente por:
Os raios X são produzidos a partir da interação de elétrons com o alvo do tubo de raios X, assinale a alternativa CORRETA que corresponde qual das seguintes propriedades atômicas influencia diretamente essa produção.
A radiossensibilidade é uma característica intrínseca que que está associada a uma reação exacerbada à ação da radiação ionizante no corpo humano. Por isso, identificar se um paciente submetido à radioterapia apresenta radiossensibilidade elevada pode ajudar a otimizar o tratamento, além de permitir que sejam minimizados os efeitos deletérios da radiação em tecidos sadios (Silva, 2017). Assinale a alternativa CORRETA dentre os tipos celulares abaixo, qual apresenta maior radiossensibilidade.
A fratura do escafóide é a segunda fratura mais comum do punho (a primeira é a do terço distal do rádio) e em relação aos pequenos ossos do punho (ossos do carpo) a fratura do escafóide é a mais frequente (Paulos,2022). Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a incidências radiográficas que é a mais indicada para avaliação de uma fratura do escafóide.