limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado

Assinale a alternativa que indica a correta transposição do trecho a seguir, retirado do texto, para a voz passiva:

“tal modelo foi perdendo espaço nos países mais desenvolvidos”.

mostrar texto associado

Leia o período a seguir, retirado do texto.


“O denominado Estado Liberal tinha um forte assento individual e não intervencionista, uma vez que se baseava na premissa de que todos os seres humanos nascem iguais, devendo desenvolver suas potencialidades cujo aproveitamento, basicamente, posicionava-os na sociedade”.


Sobre esse trecho, analise as assertivas a seguir:


I. O período é composto por quatro orações.

II. Identifica-se no período uma oração adverbial.

III. Há no trecho a presença de uma oração reduzida.


Quais estão corretas?

mostrar texto associado

Assinale a alternativa que indica corretamente a função sintática da oração subordinativa sublinhada no trecho a seguir:


“partindo-se da compreensão de que não cabia ao Estado sua intervenção ou preservação”.

mostrar texto associado

Considerando o emprego dos sinais de pontuação, analise as assertivas a seguir:


I. Nas linhas 03 e 04, o emprego das aspas indica a citação direta de um trecho da Carta Magna.

II. Na linha 19, o emprego dos dois pontos introduz uma oração subordinada apositiva.

III. Nas linhas 31 e 32, as vírgulas separam uma oração subordinada reduzida de particípio.


Quais estão corretas?

mostrar texto associado

Considerando o emprego referencial dos pronomes como um recurso coesivo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Na linha 19, o pronome possessivo em “sua posição passiva” estabelece uma relação entre os substantivos “posição” e “Estado”.

( ) Na linha 24, o pronome pessoal “os” tem como referente “seres humanos”, na linha anterior.

( ) Na linha 33, o pronome pessoal “eles” retoma “movimentos europeus de direitos sociais”, nas linhas 31 e 32.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: