limpar filtros
Questões por página:
Leia o trecho a seguir.

No século XIX, a Igreja de São Domingos Gusmão, localizada no atual bairro de São Domingos, em Niterói, recebeu visitas da Família Real portuguesa, já que se encontrava próxima ao palacete onde D. João VI se hospedava quando visitava a área. Outro capítulo memorável da Igreja foram as celebrações de honras fúnebres a José Bonifácio de Andrada e Silva, em 1838, conhecido como o “Patriarca da Independência”. O templo passou por diversas reformas no decorrer do século XIX, sendo reconstruído a partir de 1897. Sua forma atual decorre da grande reforma de 1907. Em 1995, a Prefeitura Municipal tombou o imóvel, “considerando seu valor como marco histórico, urbanístico e afetivo da cidade”.

Adaptado de JULIO, Suelen. Presença indígena na história: reflexões em torno da Igreja de São Domingos Gusmão. Revista Nordestina de História do Brasil, Cachoeira, v.2, n.3, p.109.

Com base na leitura do texto, assinale a opção que identifica corretamente o tipo de valor reconhecido à Igreja de São Domingos durante o processo do seu tombamento.
Leia o texto a seguir.

São Lourenço o virtuoso,
vos livra com muito amor
terras e almas, extremoso,
do demônio enganador.
Também São Sebastião
valente santo soldado,
que aos tamoios rebelados
deu outrora uma lição
hoje está do vosso lado.
E lado a lado a nação
dos derrotados no
fundo do rio fica.
Os franceses seus amigos,
inutilmente trouxeram
armas. Por nós combateram
Lourenço, jamais vencido,
e São Sebastião flecheiro.
Quando o demônio ameaçar
vossas almas, vós vereis
com que força hão de zelar.
Santos e índios sereis
pessoas de um mesmo lar.

Adaptado de: ANCHIETA, José de. Auto representado na Festa de São Lourenço, Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro, Ministério da Educação e Cultura,1973.

O texto, escrito pelo padre José de Anchieta, tinha como objetivo catequizar os indígenas sobreviventes das batalhas da Confederação dos Tamoios, ocorridas na região da Guanabara (atual Niterói). Nele, São Lourenço simboliza os Temiminós, e São Sebastião, Portugal.

Com base no texto e em seu contexto histórico, assinale a afirmativa que identifica corretamente o evento ligado à ocupação da região da Guanabara.
Toda língua mostra uma norma culta, em que se respeitam os preceitos gramaticais estabelecidas.

Assinale a frase em que há esse respeito à norma culta da língua portuguesa.
Todas as frases abaixo mostram uma oração adjetiva.

Assinale a frase em que a substituição dessa oração por um aposto de sentido equivalente, foi realizada de forma adequada,
Todas as frases abaixo mostram o emprego da palavra “coisa”. Assinale a opção em que a substituição dessa palavra é adequada e mais precisa.
Visualizar Questão Comentada