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IPEFAE - 2025 - Prefeitura de Andradas - MG - Supervisor Educacional
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Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação no contexto escolar, quando orientada por uma perspectiva crítica, deve ultrapassar a função de aferição de desempenho para tornar-se instrumento de reflexão coletiva, reorganização curricular e valorização dos sujeitos. No âmbito da supervisão pedagógica, isso implica compreender a avaliação como eixo articulador entre o saber escolar, a prática docente e os processos formativos.
Com base nessa concepção, analise as assertivas a seguir:
I. A reestruturação dos planejamentos pedagógicos com base na incidência de itens das avaliações externas pode favorecer a objetividade das ações escolares, mas compromete a intencionalidade formativa e o vínculo com a realidade dos estudantes.
II. A aplicação de diagnósticos baseados em padrões externos, sem contextualização, tende a instrumentalizar a avaliação como mecanismo técnico, afastando-a de sua função pedagógica e coletiva.
III. A categorização de docentes a partir de resultados quantitativos de aprendizagem desconsidera fatores estruturais e subjetivos do processo educacional, gerando visões simplificadas de eficácia pedagógica.
IV. A atuação do supervisor na articulação entre avaliação, currículo e formação docente deve garantir a adesão dos professores às metas oficiais de desempenho, assegurando homogeneidade na aplicação dos conteúdos curriculares.
Assinale a alternativa correta:
Com base nessa concepção, analise as assertivas a seguir:
I. A reestruturação dos planejamentos pedagógicos com base na incidência de itens das avaliações externas pode favorecer a objetividade das ações escolares, mas compromete a intencionalidade formativa e o vínculo com a realidade dos estudantes.
II. A aplicação de diagnósticos baseados em padrões externos, sem contextualização, tende a instrumentalizar a avaliação como mecanismo técnico, afastando-a de sua função pedagógica e coletiva.
III. A categorização de docentes a partir de resultados quantitativos de aprendizagem desconsidera fatores estruturais e subjetivos do processo educacional, gerando visões simplificadas de eficácia pedagógica.
IV. A atuação do supervisor na articulação entre avaliação, currículo e formação docente deve garantir a adesão dos professores às metas oficiais de desempenho, assegurando homogeneidade na aplicação dos conteúdos curriculares.
Assinale a alternativa correta:
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é uma construção coletiva que expressa a identidade da escola e orienta sua ação pedagógica. No entanto, seu desenvolvimento muitas vezes oscila entre práticas tecnocráticas, imposições externas e propostas emancipatórias. O papel do Supervisor Pedagógico, nesse contexto, é articular processos que assegurem participação, análise crítica e coerência pedagógica.
Analise as assertivas a seguir:
I. Utilizar modelos consagrados de PPP de outras unidades escolares como referência pode ser uma prática produtiva, desde que haja reelaboração crítica e adaptação às especificidades locais.
II. Centralizar a definição dos eixos do PPP na equipe gestora, mesmo com posterior divulgação à comunidade, caracteriza uma forma legítima de condução democrática.
III. Priorizar indicadores estatísticos de fluxo e rendimento como base para o PPP fortalece o alinhamento da escola às metas institucionais e garante a qualidade pedagógica.
IV. Promover oficinas pedagógicas voltadas à escuta ativa e à análise crítica da prática docente pode contribuir para que o PPP se torne um instrumento vivo e articulado à realidade escolar.
Assinale a alternativa correta:
Analise as assertivas a seguir:
I. Utilizar modelos consagrados de PPP de outras unidades escolares como referência pode ser uma prática produtiva, desde que haja reelaboração crítica e adaptação às especificidades locais.
II. Centralizar a definição dos eixos do PPP na equipe gestora, mesmo com posterior divulgação à comunidade, caracteriza uma forma legítima de condução democrática.
III. Priorizar indicadores estatísticos de fluxo e rendimento como base para o PPP fortalece o alinhamento da escola às metas institucionais e garante a qualidade pedagógica.
IV. Promover oficinas pedagógicas voltadas à escuta ativa e à análise crítica da prática docente pode contribuir para que o PPP se torne um instrumento vivo e articulado à realidade escolar.
Assinale a alternativa correta:
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação institucional está inserida nas políticas públicas educacionais como instrumento para o monitoramento da qualidade da educação. No âmbito da escola, cabe à supervisão pedagógica promover uma leitura crítica desses processos, articulando-os ao Projeto Político-Pedagógico (PPP). Considerando esse contexto, analise as ações abaixo e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Utilizar os resultados das avaliações externas (como SAEB e IDEB) para classificar o desempenho dos docentes é uma prática pedagógica que fortalece a cultura avaliativa da escola.
( ) Validar e aplicar instrumentos de avaliação padronizados, independentemente do contexto local, assegura a objetividade necessária para análises pedagógicas.
( ) Mediar processos coletivos de análise dos resultados das avaliações, articulando-os à autoavaliação institucional e ao PPP, contribui para integrar avaliação e gestão democrática.
( ) Produzir relatórios técnicos com base nos dados do IDEB, sem mediação com os professores, é suficiente para orientar decisões pedagógicas com autonomia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Utilizar os resultados das avaliações externas (como SAEB e IDEB) para classificar o desempenho dos docentes é uma prática pedagógica que fortalece a cultura avaliativa da escola.
( ) Validar e aplicar instrumentos de avaliação padronizados, independentemente do contexto local, assegura a objetividade necessária para análises pedagógicas.
( ) Mediar processos coletivos de análise dos resultados das avaliações, articulando-os à autoavaliação institucional e ao PPP, contribui para integrar avaliação e gestão democrática.
( ) Produzir relatórios técnicos com base nos dados do IDEB, sem mediação com os professores, é suficiente para orientar decisões pedagógicas com autonomia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
Durante o processo de reorganização do tempo pedagógico em uma escola municipal, a equipe diretiva propõe transformar as reuniões de planejamento em espaços de formação técnica voltados à aplicação de metodologias padronizadas. Parte dos professores apoia a proposta, argumentando que trará maior segurança didática. Outros docentes, no entanto, expressam receio de que essa uniformização reduza a potência criativa da prática docente. O Supervisor Pedagógico é convocado a mediar a elaboração de uma proposta de reestruturação dos encontros pedagógicos.
Considerando uma concepção crítica e emancipadora da supervisão, analise as assertivas a seguir:
I. O revezamento entre equipe gestora e professores na condução das reuniões assegura, por si só, a transformação desses encontros em espaços de formação crítica e emancipadora.
II. A utilização de roteiros operacionais e padronizados pode favorecer a gestão do tempo, mas tende a esvaziar o sentido formativo dos encontros e a autonomia pedagógica dos docentes.
III. A construção coletiva de novos formatos de planejamento, com foco na escuta e na problematização da prática, está alinhada à perspectiva da supervisão crítica.
IV. Oficinas conduzidas por especialistas externos podem contribuir com a atualização metodológica, mas, se desarticuladas do contexto escolar, correm o risco de promover a reprodução de modelos pouco significativos para os docentes.
Assinale a alternativa correta:
Considerando uma concepção crítica e emancipadora da supervisão, analise as assertivas a seguir:
I. O revezamento entre equipe gestora e professores na condução das reuniões assegura, por si só, a transformação desses encontros em espaços de formação crítica e emancipadora.
II. A utilização de roteiros operacionais e padronizados pode favorecer a gestão do tempo, mas tende a esvaziar o sentido formativo dos encontros e a autonomia pedagógica dos docentes.
III. A construção coletiva de novos formatos de planejamento, com foco na escuta e na problematização da prática, está alinhada à perspectiva da supervisão crítica.
IV. Oficinas conduzidas por especialistas externos podem contribuir com a atualização metodológica, mas, se desarticuladas do contexto escolar, correm o risco de promover a reprodução de modelos pouco significativos para os docentes.
Assinale a alternativa correta:
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, e em 2018 para o Ensino Médio, passou a orientar oficialmente os currículos escolares brasileiros. Nesse contexto, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), elaborados entre 1997 e 2000, passaram a ter qual papel no planejamento pedagógico das escolas?