limpar filtros
Questões por página:
Cecília,10 anos, procura atendimento na UBS por apresentar alguns episódios de epistaxe nos últimos dois meses. Mãe nega história de hematomas ou sangramentos.
Durante o exame apresenta epistaxe moderada, sugerindo sangramento anterior.

Qual deve ser a conduta inicial do médico da UBS?
Mariana estava gestante com 34 semanas quando foi diagnostica com Tuberculose. Iniciou o tratamento medicamentoso imediato. Quando completou 39 semanas, entrou em trabalho de parto, dando à luz por parto vaginal.
Sabendo que há três semanas atrás, Mariana tinha realizado exame de escarro com resultado negativo, qual deve ser a orientação em relação ao aleitamento materno?
Visualizar Questão Comentada
É sabido que o Brasil é considerado endêmico para Hanseníase com muitos casos principalmente em estados da Região Norte e Centro-oeste. Em Janeiro é realizada a “Campanha Janeiro Roxo” e nesse período várias Unidades Básicas de Saúde realizam ações voltadas ao diagnóstico de hanseníase, que muitas vezes é passada despercebida em sua fase inicial.
Em relação ao diagnóstico de hanseníase, qual a interpretação mais adequada?
Na Atenção Primária realizamos consultas de seguimento de pacientes hipertensos e diabéticos. Nesses casos é necessário realizar a avaliação do risco cardiovascular global e pesquisa de lesões de órgãos-alvo.
Sobre a sistematização desse acompanhamento, analise as assertivas abaixo:

( ) Creatinina, microalbuminúria e exame simples de urina são utilizados para diagnóstico e rastreio de insuficiência renal.
( ) É necessário orientar sobre os sinais de hipoglicemia principalmente para pacientes em uso de antidiabéticos orais, que possuem maior risco em comparação com os pacientes em insulinoterapia.
( ) Deve-se realizar o exame dos pés para investigação de lesões, úlceras, calos, neuropatias ou vasculopatias em pacientes com diabetes.
( ) Microalbuminúria não é um bom preditor para nefropatia diabética devendo ser solicitado apenas se o paciente tiver hipertensão associada.

Em relação as afirmações, assinale a alternativa que contemple a sequência, de cima para baixo, correta:
O MFC da UBS Santa Rita foi solicitado para realizar visita domiciliar de uma paciente. Dona Aurélia,73 anos, acamada há 5 anos, após acidente vascular encefálico isquêmico, levando a hemiplegia a D, disartria e disfagia, necessitando do uso de gastrostomia para realização de dieta enteral.
A mesma vem queixando de constipação há 10 dias acompanhada de distensão abdominal. Nega febre, nega vômitos.
Atualmente faz uso de Losartana 50mg 12/12h, AAS 100mg 1 cp após almoço, Sinvastatina 20mg 1cp após jantar e Amitriptilina 25mg 1cp a noite.
Ao exame físico apresenta abdome distendido, dolorido a palpação profunda, sem sinais de irritação peritoneal, ruídos hidroaéreos presentes.

Diante desse caso, qual a melhor conduta imediata a ser realizada pelo MFC?