limpar filtros
Questões por página:
Durante o atendimento clínico na Unidade Básica de Saúde (UBS), paciente, sexo masculino,12 anos de idade, se encontrava na recepção para ser atendido pelo cirurgião-dentista. Devido à proximidade de residência da família com a Unidade Básica de Saúde (UBS), tanto o paciente quanto os irmãos menores eram regularmente assistidos com consultas médicas, fonoaudiológicas e odontológicas, acompanhado de sua mãe ou avó paterna. No momento do atendimento odontológico, o cirurgião-dentista percebeu que ele estava sem o responsável; porém, de acordo com as informações do prontuário, há uma restauração a ser feita no dente 16 na face oclusal, sem necessidade prévia de anestesia local. Diante da situada hipotética, é correto afirmar que esse atendimento é:
Diante de um contexto clínico, a utilização do Cimento de Ionômero de Vidro (CIV) de alta viscosidade é justificável, tanto na saúde pública quanto na privada, por apresentar propriedades importantes, como:
A Odontologia de Mínima Intervenção (OMI) pode ser aplicada para todos os pacientes, independentemente da idade, o que leva à maior conservação das estruturas dentárias. Assim, o cirurgião-dentista prioriza:

A equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) deve compreender as necessidades odontológicas específicas de cada fase da vida e atuar por meio de ações preventivas, educativas e terapêuticas. Baseando-se na atuação em diferentes ciclos de vida, analise as afirmativas a seguir.


I. Deve estimular os adolescentes para autonomia nos cuidados com a saúde bucal e geral.

II. A saúde atual do adulto se caracteriza pela diminuição das doenças crônicas, facilitando o trabalho da ESF nos cuidados bucais.

III. Deve se atentar às modificações bucais morfofuncionais dos idosos como redução das papilas linguais, diminuição do fluxo salivar e mucosa bucal mais fina.

IV. Não é necessária a inclusão do bebê no planejamento da ESF para orientação em saúde bucal.


Está correto o que se afirma apenas em

Criança,8 anos, compareceu à Unidade Básica de Saúde (UBS) com queixa de dor intensa iniciada há dois dias. A mãe relatou que no dia anterior a filha apresentou febre de 37,5°C, inchaço na região da mandíbula e dificuldade para mastigar. Ao exame clínico, o cirurgião-dentista observou edema facial localizado, gengiva avermelhada e cárie profunda no dente 36, não constatando febre, prostração e dispneia. Diante do exposto, a conduta clínica deve ser: