limpar filtros
Questões por página:
Em hospital universitário, um conflito recorrente entre enfermagem e psicologia gira em torno de “quem comunica más notícias” a familiares. Para fortalecer o trabalho interdisciplinar e a qualidade do cuidado, a estratégia em relação à PNH e à PNAB é:
Analise o caso hipotético a seguir:

Em um CAPSi, um estudante com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e comorbidade ansiosa apresenta piora do desempenho escolar e conflitos familiares. O psiquiatra sugere ajuste medicamentoso; o Psicólogo propõe intervenções psicossociais e mediação escola-família. À luz da RAPS e da concepção de integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS), o que melhor expressa a abordagem recomendada? Assinale a alternativa CORRETA.
Durante uma reunião de equipe, o Psicólogo escolar recebe pedido para divulgar integralmente registros individuais de estudantes com sofrimento psíquico. Um caso indica risco iminente de autoagressão. Segundo o Código de Ética do Psicólogo, o manejo CORRETO é:
Uma Unidade de Saúde da Família convida o Psicólogo da rede de educação para apoiar casos de comportamento desafiador em alunos. Parte da equipe solicita “relatórios conclusivos” para definir condutas disciplinares. Considerando a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e a PNH, qual atuação é mais adequada no trabalho multiprofissional? Assinale a alternativa CORRETA.
Observe o caso em hipótese:

Num diagnóstico institucional, o Psicólogo escolar identifica queixas de ansiedade, ambiente ruidoso, ausência de áreas sombreadas no pátio e baixa participação das famílias. Em reunião, parte da equipe reduz o problema a “falta de medicação para os alunos”. Considerando a Lei n.º 8.080/1990, Lei Orgânica da Saúde (LOS), assinale a diretriz que deve orientar o plano de ação da escola em articulação com a rede local.