limpar filtros
Questões por página:
“Segundo Carrilho et al. (2023), diagnósticos clínicos diferenciais de arboviroses são uma dificuldade relatada pela literatura, notadamente no que diz respeito à dengue, por estar presente no Brasil há muitos anos e, por isso, ser mais conhecida no país. Ademais, a ausência de uma vacina efetiva e de medicações específicas para cada arbovirose deixa o controle da transmissão dessas doenças para as equipes de controle de vetores. Em relação à dengue no país, destaca-se que há uma epidemia da doença desde 1986, que evidencia falhas na prevenção, relacionadas a aspectos socioeconômicos e ambientais.”

Fonte: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/9148/4517 Acesso em: 06/08/2025

O grupo das arboviroses inclui, além da dengue, doenças como
“Os poliquetas são animais que podem variar de poucos milímetros até mais de um metro de comprimento, possuem o corpo mole formado por uma série de segmentos, e diferenciam-se pela presença de inúmeros pares de cerdas ao longo dos segmentos.”

Fonte: https://www.marinha.mil.br/ieapm/sites/www.marinha.mil.br.ieapm/files/ebook_Biodiversidade_Marinha_de_Arraial_d o_Cabo_2020.pdf Acesso em: 06/08/2025

A alternativa que indica o nome do grupo que não faz parte do filo Annelida é:
“Em Cabo Frio e suas vizinhanças a oeste, a combinação do padrão de ventos com características do contexto geológico local – orientação da costa e declividade do assoalho submarino – causa um fenômeno singular na costa brasileira: a ressurgência costeira.”

Fonte: https://www.marinha.mil.br/ieapm/sites/www.marinha.mil.br.ieapm/files/ebook_Biodiversidade_Marinha_de_Arraial_d o_Cabo_2020.pdf Acesso em: 06/08/2025

Sobre as características das águas do mar influenciadas pelo fenômeno da ressurgência, é correto afirmar que:
“O Instituto Chico Mendes realizará, uma consulta pública para discutir a criação da Reserva Extrativista (RESEX) Marinha de Itacaré, na Bahia. A proposta vem sendo construída desde 1998, impulsionada por comunidades pesqueiras, ribeirinhas e quilombolas que buscam proteger seus territórios e modos de vida diante das ameaças aos recursos naturais da região.”
Texto adaptado: www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/noticias/ultimas-noticias/consulta-publica-discute-criacao-dereserva-extrativista-marinha-em-itacare Acesso em: 26/08/2025

A alternativa que melhor define uma Reserva Extrativista segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) é a seguinte:
“A Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Resex-MarAC) é uma Unidade de Conservação (UC) federal de uso sustentável gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Está localizada no Município de Arraial do Cabo, na região de Cabo Frio, RJ. Essa UC foi criada em 03 de janeiro de 1997 pelo Decreto Federal para proteger a pesca artesanal em Arraial do Cabo, com total de 51.601,46 ha. A sua área marinha foi concedida pelo ICMBio à Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (AREMAC).”
Fonte: https://catalogo-ucs-brasil.jbrj.gov.br/descr_areas.php?area=ResexMarAC Acesso em: 06/08/2025

Além da Reserva Extrativista, outra unidade de conservação de uso sustentável é: