limpar filtros
Questões por página:
Durante a avaliação fisioterapêutica de um paciente de 45 (quarenta e cinco) anos, com sequela de traumatismo cranioencefálico há seis meses, observase no cotovelo esquerdo uma resistência ao movimento passivo de flexão e extensão, percebida como uma "pega" inicial seguida por uma oposição contínua e firme em todo o arco de movimento. O examinador nota que, embora a resistência seja constante em movimentos lentos, há um ligeiro aumento na sua intensidade no final do arco durante a mobilização rápida, porém sem o colapso súbito característico do fenômeno de "canivete". O paciente é capaz de realizar movimentos ativos contra a gravidade, e a avaliação dos reflexos profundos revela hiper-reflexia bicipital e estilorradial (+++/++++). O quadro compatível com o caso apresentado é:
Paciente de 58 (cinquenta e oito) anos, sexo feminino, destra, com hemiparesia esquerda pós-AVC isquêmico, é avaliada com a Escala Modificada de Ashworth para flexores de punho. O Terapeuta observa uma captura inicial no movimento passivo, seguida por uma resistência mínima que persiste em menos da metade da amplitude de movimento restante. A alternativa que representa a pontuação CORRETA na escala é:
Paciente de 70 (setenta) anos, com hemiparesia direita, apresenta em sedestação um acortamento do tronco do lado afetado (direito), com o ombro direito deprimido e dificuldade em transferir o peso para o lado são. Considerando o caso, assinale a hipótese etiológica CORRETA para a má-alinhação observada.
Um paciente de 45 (quarenta e cinco) anos, destro, submetido à amputação transradial traumática do membro superior direito, comparece para avaliação de Terapia Ocupacional na fase pré-protética. O prontuário contém os seguintes registros da avaliação física do coto:

•Medida do acrômio à extremidade distal do coto: 40 cm.
•Medida da prega anterior do cotovelo à extremidade do coto: 15 cm.
•Circumetria na extremidade distal: 22 cm.

Com base nos princípios de avaliação de amputados de membro superior, a interpretação CORRETA desses achados para o planejamento terapêutico é:
Paciente na fase pré-protética relata sensação vívida do membro amputado, sem dor associada. A equipe multiprofissional discute as abordagens. Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE a condição e a intervenção terapêutica ocupacional.