Questões da prova:
CONSULPAM - 2025 - Prefeitura de Itapoá - SC - Professor - Música
limpar filtros
60 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Itapoá - SC
Disciplina:
Música
Analise a tabela a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta, na ordem, os preenchimentos CORRETOS para [1], [2], [3], [4] e [5].
Assinale a alternativa que apresenta, na ordem, os preenchimentos CORRETOS para [1], [2], [3], [4] e [5].
Concurso:
Prefeitura de Itapoá - SC
Disciplina:
Música
Heitor Villa-Lobos (1887–1959) é frequentemente citado como síntese entre modernismo e nacionalismo musical no Brasil. Com base em características recorrentes de sua obra, analise as sentenças a seguir:
I- A série Chôros explora combinações instrumentais inusitadas, procedimentos modernistas e referências à prática urbana do choro, com textura frequentemente contrapontística e uso de ostinatos rítmicos.
II- As Bachianas Brasileiras articulam procedimentos de escrita associados a J. S. Bach (contraponto, arpejos “à la” prelúdio, movimentos de dança) com materiais brasileiros como modinhas, cantigas e gestos rítmicos regionais.
III- Conjuntos como Cirandas, Cirandinhas e o Guia Prático reelaboram cantigas infantis brasileiras em linguagem pianística/coral, com harmonias ampliadas e tratamento motívico, evidenciando função pedagógica.
IV- Na fase de maturidade, Villa-Lobos adotou serialismo integral e atonalidade estrita como base predominante de sua escrita, abandonando referências modais e folclóricas.
V- O violão ocupa papel central em sua produção e idiomatiza recursos da prática do choro; a escrita camerística e orquestral frequentemente incorpora gestos violonísticos.
Analisadas as sentenças, está(ão) CORRETA(S):
I- A série Chôros explora combinações instrumentais inusitadas, procedimentos modernistas e referências à prática urbana do choro, com textura frequentemente contrapontística e uso de ostinatos rítmicos.
II- As Bachianas Brasileiras articulam procedimentos de escrita associados a J. S. Bach (contraponto, arpejos “à la” prelúdio, movimentos de dança) com materiais brasileiros como modinhas, cantigas e gestos rítmicos regionais.
III- Conjuntos como Cirandas, Cirandinhas e o Guia Prático reelaboram cantigas infantis brasileiras em linguagem pianística/coral, com harmonias ampliadas e tratamento motívico, evidenciando função pedagógica.
IV- Na fase de maturidade, Villa-Lobos adotou serialismo integral e atonalidade estrita como base predominante de sua escrita, abandonando referências modais e folclóricas.
V- O violão ocupa papel central em sua produção e idiomatiza recursos da prática do choro; a escrita camerística e orquestral frequentemente incorpora gestos violonísticos.
Analisadas as sentenças, está(ão) CORRETA(S):
Concurso:
Prefeitura de Itapoá - SC
Disciplina:
Música
Analise as sentenças sobre texturas musicais.
I- Um coral em estilo de hino (melodia principal no soprano com as demais vozes movendo-se com o mesmo ritmo básico em acordes) caracteriza homofonia.
II- Um cânone a duas vozes, com entradas defasadas e independência melódico-rítmica entre as linhas, caracteriza polifonia.
III- Numa roda em que várias vozes executam a mesma melodia ao mesmo tempo, mas algumas realizam floreios ou pequenas variações rítmicas da linha principal, o resultado é heterofonia.
IV- Um solo de flauta sem acompanhamento, eventualmente dobrado em uníssono ou oitava, caracteriza polifonia.
Está(ão) CORRETO(OS):
I- Um coral em estilo de hino (melodia principal no soprano com as demais vozes movendo-se com o mesmo ritmo básico em acordes) caracteriza homofonia.
II- Um cânone a duas vozes, com entradas defasadas e independência melódico-rítmica entre as linhas, caracteriza polifonia.
III- Numa roda em que várias vozes executam a mesma melodia ao mesmo tempo, mas algumas realizam floreios ou pequenas variações rítmicas da linha principal, o resultado é heterofonia.
IV- Um solo de flauta sem acompanhamento, eventualmente dobrado em uníssono ou oitava, caracteriza polifonia.
Está(ão) CORRETO(OS):
Concurso:
Prefeitura de Itapoá - SC
Disciplina:
Música
Observe as notas 1,2,3 e 4 do trecho a seguir:

Assinale a alternativa com a leitura CORRETA das notas musicais.
Concurso:
Prefeitura de Itapoá - SC
Disciplina:
Música
Considere a imagem a seguir:
A alternativa que apresenta a fórmula de compasso correspondente ao trecho musical acima é:
A alternativa que apresenta a fórmula de compasso correspondente ao trecho musical acima é: