40 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 8
Questões por página:
A Resolução nº 31, de 28 de abril de 2010, do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), dispõe sobre a adoção das Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes. O capítulo 8 do seu anexo tem, como escopo, a captura digital da imagem.
Considerando o assunto em questão, analise as orientações a seguir.
I. O processo de captura digital, a partir dos documentos originais, deverá gerar representantes digitais de alta e baixa resoluções, denominados matrizes e derivadas, respectivamente.
II. Para a geração de matrizes e derivadas em formatos de arquivo digitais, recomenda-se a adoção dos formatos abertos (open sources).
Assinale a alternativa correta.
Nesse contexto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando o objetivo da norma / publicação técnica à sua respectiva sigla.
COLUNA I
1. Nobrade
2. ISAAR (CPF)
3. ISDF
4. ISDIAH
5. RDC-Arq
6. e-ARQ Brasil
COLUNA II
( ) Apresenta regras gerais para a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos.
( ) Fornece especificações técnicas e funcionais, além de metadados, para orientar a aquisição e / ou a especificação e desenvolvimento de sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos.
( ) Estabelece diretivas para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos.
( ) Estabelece diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades relacionadas à produção e à manutenção de arquivos.
( ) Indica parâmetros e requisitos para repositórios arquivísticos digitais confiáveis, tendo em vista a perspectiva da necessidade de manutenção dos acervos documentais por longos períodos ou até mesmo permanentemente.
( ) Estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos.
Assinale a sequência correta.
A elaboração dos instrumentos de gestão de documentos, fundamentada no estudo das funções, exige pesquisa, análise e organização de informações.
De acordo com o Arquivo Nacional, para que esse processo seja eficaz, é necessário seguir as etapas indicadas na figura a seguir.

BRASIL. Arquivo Nacional. Orientações para o estudo de
funções. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional,2024, p.6.
Tendo como referência a figura apresentada, analise as orientações a seguir.
I. No processo de identificação das competências, não é necessário competências gerais.
II. Na denominação das funções, é recomendado evitar vestígios da estrutura do órgão / entidade.
Assinale a alternativa correta.
O artigo 3º da Portaria nº 1.224, de 18 de dezembro de 2013, do Ministério de Educação, que institui normas sobre a manutenção e guarda do Acervo Acadêmico das Instituições de Educação Superior (IES) pertencentes ao sistema federal de ensino, estabelece que estas deverão indicar ao Ministério da Educação o nome completo e número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do responsável pela guarda e conservação do Acervo Acadêmico.
De acordo com a portaria em questão, o responsável pela guarda e conservação do Acervo Acadêmico será designado
“De acordo com a lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, os documentos produzidos pela administração pública devem ser protegidos e submetidos a procedimentos e atividades de gestão de documentos. Ressalta-se que a gestão de documentos se justifica em decorrência de seus objetivos primários [...].”
BRASIL. Arquivo Nacional. Guia de gestão de documentos
para os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.
Rio de Janeiro: Arquivo Nacional,2025, p.16.
Com base no texto apresentado, analise os objetivos a seguir.
I. Racionalizar a produção de documentos.
II. Otimizar o uso dos recursos humanos, materiais e financeiros.
III. Assegurar a preservação e o acesso aos documentos destinados à guarda permanente.
IV. Contribuir para a melhoria contínua e o bom funcionamento administrativo da organização, otimizando a tomada de decisões.
Segundo o Arquivo Nacional brasileiro, são objetivos primários da gestão de documentos: