limpar filtros
Questões por página:
Considere que Lucas, de 42 anos de idade, procura atendimento porque, ao acordar, sente mal‑estar, tem tremores e, eventualmente, falta ao trabalho. Sedentário, relata alimentação irregular, baseada em “fast‑food”, uso diário de bebida alcóolica de 5 a 10 doses de pinga. Relata que há alguns meses fez alguns exames que demonstraram alterações hepáticas. Apesar de ter sido orientado a largar a bebida, afirma que ainda não o fez porque é muito ansioso, e algumas doses ao dia o ajudam a relaxar. Ao ser abordado com a possibilidade de alcoolismo, ele diz que não é alcoólatra, já que tem emprego estável, não vê prejuízo associado ao consumo do álcool e que controla a quantidade de bebida ingerida.
A fase da motivação e o objetivo da abordagem de Lucas, nesse momento, são, respectivamente:
O Método Clínico Centrado na Pessoa é composto por quatro componentes, sendo que o primeiro componente, “Explorando a saúde, a doença e a experiência da doença”, aborda as dimensões do acrônimo SIFE.
Com base nisso, considere uma consulta na qual uma pessoa afirma estar “com medo da doença ser um problema grave no coração”, razão pela qual diz que “saiu do trabalho” e “não está cuidando da casa como antes”.
Esse relato representa, respectivamente, as dimensões
Analise, a seguir, os tipos de trabalho em equipe e suas características.
I. Estratégico: quando se consegue identificar os objetivos para um trabalho, os recursos disponíveis ou que serão gerados, os parceiros e os obstáculos que podem influenciar o alcance final dos resultados propostos.
II. Comunicativo: quando se consegue criar espaços para discussões entre todos os componentes da equipe, seus apoios e a comunidade, permitindo que todos externem seus objetivos individuais, e, a partir de acordos, consegue‑se criar um projeto assistencial comum.
III. Normativo: cada membro tem suas atribuições bem definidas, com a autonomia preservada, mas, ao mesmo tempo, é preconizada uma interdependência entre todos, com flexibilidade de poderes adequada às habilidades e competências de cada um.
Estão corretos os tipos de trabalho em equipe
A respeito da Política Nacional de Cuidados Paliativos – PNCP, analise as afirmativas a seguir.
I. Cuidados paliativos compreendem ações para alívio da dor e sintomas em condições que ameaçam ou limitam a vida.
II. As equipes assistenciais e respectivos profissionais dos pontos de atenção da RAS devem prestar assistência no processo de luto e nos cuidados pós‑morte aos familiares da pessoa cuidada.
III. As equipes devem realizar escuta qualificada das necessidades espirituais e providenciar a assistência desejada, conforme a crença e a vontade da pessoa.
Estão corretas as afirmativas
Em relação às modalidades de Atenção Domiciliar (AD), analise, a seguir, os casos de dois pacientes, ambos com necessidade de cuidados multiprofissionais:
Sra. Joana, de 82 anos de idade, com DPOC crônico agudizado, em uso de ventilação mecânica não invasiva; e o bebê Cauã, nascido com IG 32 semanas, que teve alta hospitalar com necessidade de ganho ponderal.
Esses pacientes têm indicação das modalidades de AD, respectivamente: