limpar filtros
Questões por página:
“Nos últimos anos, muitos profissionais da atividade física e do esporte, cientes dos problemas que afligem a nossa sociedade, vêm contemplando a necessidade de buscar alternativas ao modelo dominante de ensino” (FERNÁNDEZ-RIO ET AL.2015).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação às características de uma ação cooperativa.

( ) Interdependência positiva entre os integrantes do grupo.
( ) Responsabilidade individual dentro do trabalho coletivo.
( ) Interação face a face entre os participantes.
( ) Não se discrimina, mas se elimina.
( ) Independência entre os integrantes do grupo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
“O processo de desenvolvimento motor pode ser visto como fase ou estágio” (GALLAHUE, OZMUN & GOODWHAY,2013).

Com relação à fase das habilidades do movimento fundamental, é correto afirmar que:
“As situações de urgência e emergência batem à nossa porta muitas vezes sem aviso prévio” (NOVAES, 2022).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) relacionadas aos primeiros socorros a um aluno que teve uma perda súbita, temporária e repentina da consciência durante a aula de Educação Física.

( ) Manter o acidentado deitado, colocando sua cabeça e ombros em posição mais baixa em relação ao resto do corpo.
( ) Manter o acidentado deitado e oferecer água gelada para auxiliar na circulação sanguínea.
( ) Se houver vômito, lateralizar-lhe a cabeça, para evitar sufocamento.
( ) Manter o acidentado deitado, colocando sua cabeça e ombros em posição mais alta em relação ao resto do corpo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
“O conteúdo Esportes é sem dúvida um dos mais aguardados e esperados pelos alunos nas aulas de Educação Física (…)” (SANTANA, SANTANA & MAIA, 2020).
Analise as afirmativas abaixo sobre o lugar e o papel do esporte na escola.

1. Através do trabalho com o conteúdo esportivo, o aluno pode ter a oportunidade de conhecer e experimentar um rico aporte de conhecimentos sobre os mais diversos tipos de Esportes praticados no Brasil e no mundo.
2. O objetivo principal da prática esportiva na escola deve ser o de encontrar alunos habilidosos e transformá-los em atletas de alto nível, através de treinos consecutivos nas aulas de Educação Física.
3. Os jogos pré-desportivos podem ter uma grande influência para a produção de novos conhecimentos ou de diferentes respostas para um problema, porém o professor precisa estar atento para intervir, mediar e propor novos desafios.
4. Ensinar o esporte de maneira satisfatória está ligado à preparação dos alunos para executar as habilidades através da descoberta do prazer de realizar as atividades como também conscientizá-los sobre seus limites e capacidades, possibilitando uma variedade de movimentos e novos conhecimentos.
5. A estratégia de ensino que envolve o jogo formal com regras oficiais utilizada pelos professores está ligada ao modelo esportivista e deve ser adotada em todas as escolas de educação básica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“Ao ingressar na escola, o corpo das crianças também deveria ser matriculado, em especial nas séries iniciais” (FREIRE,2009).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) relacionadas à visão pedagógica do movimento.

( ) A negação do corpo pode ser bem observada nos currículos das escolas, que se pautam principalmente pelos pressupostos racionalistas da modernidade, considerando a aprendizagem estritamente como produto da inteligência racional.
( ) O disciplinamento do corpo favorece um distanciamento da realidade vivida e a “anestesia” que os alunos vêm sofrendo é fruto de um sistema mercadológico que privilegia o saber técnico e utilitarista.
( ) Na escola, as crianças sempre devem aprender e produzir sentadas nas cadeiras, em silêncio, e respeitando a professora, fazendo as atividades orientadas por ela no tempo em que ela determina.
( ) É importante que todos os envolvidos no processo, educandos e educadores, mediante suas relações, ensaiem a experiência de se assumirem como ser social e histórico, transformador, realizador de sonhos, investigador e inquieto.
( ) Nas aulas de Educação Física, os alunos devem se movimentar livremente, sem a intervenção do professor, pois em sala de aula o movimento não deve ser permitido por atrapalhar a aprendizagem.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.