limpar filtros
Questões por página:
Homem de 45 anos é avaliado com sintomas de mal­ -estar, ganho de peso e intolerância ao frio. Ele tem hipotireoidismo autoimune primário em uso de tiroxina (100 mcg/dia) há 5 anos. Há 6 semanas, foi diagnosticado com tuberculose pulmonar, iniciando o tratamento com as 4 drogas recomendadas. Perfil da tireoide coletado há 3 dias: T4 livre: 0,79 ng/dL (normal: 0,9 a 1,8); TSH: 10,4 mU/L (normal: 0,35 a 5,5); anticorpo anti-TPO: positivo.

A explicação mais provável para seus sintomas e resultados bioquímicos é:
Homem de 66 anos, sem outros problemas de saúde, é atendido na atenção primária como consulta ambulatorial de retorno. No seu prontuário, consta que ele recebeu a vacina pneumocócica 23-valente (PVC23) há um ano. O paciente questiona se precisa tomar outra dose.

Nessa circunstância, a recomendação correta é:
Visualizar Questão Comentada
Homem de 52 anos é avaliado em primeira consulta. O paciente é hipertenso e faz uso regular de hidroclorotiazida (25 mg/dia), atenolol (100 mg/dia) e anlodipino (10 mg/dia). Não há etilismo, tabagismo ou uso de drogas. Ao exame físico: IMC: 40 kg/m²; frequência cardíaca: 50 bpm; pressão arterial: 150 x 80 mmHg no braço direito e 154 x 86 mmHg no braço esquerdo. Exames séricos no momento do diagnóstico da hipertensão: sódio: 138 mEq/L; potássio 3,2 mEq/L; ureia: 31 mg/dL; creatinina: 0,8 mg/dL; TSH: 3 mUI/mL (normal: 0,5 a 5,0).

O exame inicial recomendado para a avaliação inicial da etiologia da hipertensão é:
Considerando o conceito de prevenção quaternária (PQ) no contexto da atenção primária à saúde, sua principal finalidade é:
Mulher de 56 anos foi diagnosticada com câncer de mama positivo para receptores de estrogênio/progesterona há 3 anos. Ela completou a mastectomia parcial e a radioterapia e tomou um inibidor da aromatase por 2 anos, em um tratamento planejado para 10 anos. A densitometria foi realizada antes do início do inibidor da aromatase, que documentou osteopenia com o menor T-score de –2,2 na coluna lombar. A densitometria foi repetida com o T-score de –2,7 na coluna lombar, representando uma redução de 9,8% na densidade mineral óssea nesse local.

Além do efeito na prevenção da perda óssea, qual o benefício adicional do tratamento com bisfosfonato para essa paciente?