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Uma fonoaudióloga realiza avaliação miofuncional em um paciente adulto com histórico de cirurgia ortognática. Durante o exame, observa assimetria facial, mobilidade reduzida da língua e escape de alimento líquido pelo canto da boca.
Nesse caso, a principal conduta terapêutica deve priorizar:
Um menino de 7 anos apresenta escrita com trocas de letras semelhantes foneticamente (ex: "pato" por "bato"), omissões de fonemas e inversões. A leitura é lenta e com erros, embora o raciocínio lógico e a compreensão oral estejam preservados.

A intervenção fonoaudiológica deve priorizar:
Um adolescente com fissura labiopalatina reparada apresenta escape nasal de ar durante a fala e dificuldade na produção de consoantes plosivas. O fonoaudiólogo inicia a terapia focando no controle velofaríngeo e na produção correta dos sons orais.
A atuação descrita está voltada para:
Uma criança do 2° ano do ensino fundamental apresenta leitura lenta, trocas de letras e dificuldade em compreender o texto lido, embora apresente inteligência compatível com a idade e bom desempenho oral.

A hipótese diagnóstica mais provável é:
Em uma Unidade Básica de Saúde, o fonoaudiólogo é convidado a participar de um grupo educativo com gestantes, abordando temas sobre o desenvolvimento da fala e da alimentação infantil. Durante o encontro, ele destaca a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e explica como a sucção ao seio favorece o crescimento adequado das estruturas orofaciais.

Com base nessa situação, é correto afirmar que a atuação do fonoaudiólogo: