limpar filtros
Questões por página:
Menino,25 dias de vida, nasceu com 33 semanas e 4 dias de gestação, por parto normal, Apgar 6 e 9. Evoluiu com sepse precoce, com meningite e hidrocefalia, com necessidade de derivação ventriculoperitoneal. Foi notado abaulamento na região inguinal direita. O diagnóstico e conduta indicada nesse caso, são respectivamente:
Menino,8 anos de idade, tem dormido mal, com prurido difuso e sudorese profusa, tem menos apetite e a mãe considera que perdeu peso. No exame físico tem vários linfonodos palpáveis em região cervical inferior à direita, com consistência fibroelástica ou endurecidos. Não há outros linfonodos ou fígado e baço palpáveis. No hemograma apresenta anemia, aumento da velocidade de hemossedimentação e da ferritina. Considerando os dados apresentados, a hipótese diagnóstica a ser investigada é
O parasita intestinal que causa lesão de mucosa, alteração de sais biliares e exudação intestinal, levando a perda ponderal, prejuízo na absorção de nutrientes e deficiência de vitaminas A, D, E e K, é:
A mesa de reanimação preparada e testada antes do nascimento, contendo material destinado à manutenção da temperatura, avaliação de sinais vitais, aspiração de vias aéreas, ventilação, intubação e administração de medicações deve estar disponível para o atendimento de recém-nascidos em qual situação?
Menino,15 dias de vida, está recebendo tratamento para toxoplasmose congênita desde o terceiro dia de vida, por apresentar sorologia com IgM e IgG positivas e líquido cefalorraquidiano com aumento de proteínas e PCR positivo para toxoplasma. Recebeu alta há 5 dias, em aleitamento materno e agendamento para realização de fundo de olho e BERA. Apresenta hemograma colhido no dia de alta hospitalar com contagem de neutrófilos 480/µL.

Nesse cenário, a conduta indicada é