limpar filtros
Questões por página:
Analise a imagem abaixo:
Captura_de tela 2024-12-12 101255.png (389×266)
Fonte: https://www.terra.com.br

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm desempenhado um papel essencial na transformação da educação, especialmente no contexto do ensino remoto e híbrido. Uma ferramenta amplamente utilizada para realizar videoconferências, permitindo a interação em tempo real entre professores e alunos.
Qual é essa ferramenta?
Analise a imagem abaixo:
Captura_de tela 2024-12-12 101224.png (263×173)
Fonte: https://tinyurl.com/mt8dysuz

Em uma sala de Educação Infantil com crianças de diferentes origens culturais, o professor deve promover práticas inclusivas e valorizar a diversidade. Qual das práticas a seguir reflete uma abordagem adequada para construir um ambiente inclusivo e multicultural?
De acordo com o Estatuto da Criança do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069/1990, "A internação constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. § 1º Será permitida a realização de atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, salvo expressa determinação judicial em contrário. § 2º A medida não comporta prazo determinado, devendo sua manutenção ser reavaliada, mediante decisão fundamentada, no máximo a cada seis meses. § 3º Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos. § 4º Atingido o limite estabelecido no parágrafo anterior, o adolescente deverá ser liberado, colocado em regime de semi-liberdade ou de liberdade assistida. § 5º A liberação será compulsória aos vinte e um anos de idade. § 6º Em qualquer hipótese a desinternação será precedida de autorização judicial, ouvido o Ministério Público. § 7º A determinação judicial mencionada no § 1 o poderá ser revista a qualquer tempo pela autoridade judiciária. "

A medida de internação poderá ser aplicada de diversas formas, EXCETO:
"A Educação Especial no Brasil, a partir da década de 1990, passou por diversas mudanças, assim o paradigma vigente, chamado de "Integração" foi revisto e surge a Educação Inclusiva, que garante aos alunos com deficiência o direito à educação, portanto, o acesso e permanência no ensino regular."

Fonte: PICOLINI, Beatriz Ribeiro Aleluia; FLORES, Maria Marta Lopes. TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: MARCOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS RELEVANTES. Mediação, Pires do Rio - GO, v.15, n.1, p.206-214, jan.-jun.2020, p.207.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 (LDB) estabelece princípios e objetivos para a educação especial no Brasil, com ênfase na inclusão. Qual prática a seguir está mais alinhada com os princípios de educação inclusiva propostos pela LDB?
Considere o excerto abaixo:

"Podemos afirmar que ela tem sido empregada com muito êxito em vários setores dos movimentos sociais, como sindicatos, associações de bairro, comunidades religiosas. Parte desse êxito se deve ao fato de ser utilizada entre adultos que vivenciam uma prática política e onde o debate sobre a problemática econômica, social e política pode ser aprofundado com a orientação de intelectuais comprometidos com os interesses populares."
Fonte (adaptada): LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,1994, p.69.

Podemos afirmar que o excerto acima se refere a: