limpar filtros
Questões por página:
A tetralogia de Fallot é uma cardiopatia congênita composta por quatro alterações anatômicas interligadas. O desvio de sangue entre os ventrículos e o comprometimento da oxigenação podem levar a manifestações como cianose e insuficiência cardíaca. Assim, analise as afirmativas a seguir.

I. A comunicação interventricular e a hipertrofia do ventrículo direito são componentes essenciais da tetralogia de Fallot, sendo determinantes para o shunt entre os ventrículos.
II. O fluxo de sangue na tetralogia de Fallot é sempre desviado do ventrículo direito para o esquerdo, independentemente do grau de obstrução na via de saída do ventrículo direito.
III. O grau de cianose em pacientes com tetralogia de Fallot está diretamente relacionado à gravidade da obstrução da via de saída do ventrículo direito.

Está correto o que se afirma em:
As pneumonias bacterianas apresentam agentes etiológicos que variam conforme a faixa etária e o quadro clínico do paciente. A identificação dos patógenos é essencial para o tratamento adequado. Dado o contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. Em recém-nascidos de até 7 dias de vida, a pneumonia por Chlamydia trachomatis é a causa mais comum devido à transmissão vertical pelo canal de parto.
II. A pneumonia afebril do lactente é frequentemente causada por Chlamydia trachomatis, sendo caracterizada por tosse seca, taquipneia e ocasional hipóxia.
III. Em escolares e adolescentes, o Mycoplasma pneumoniae pode causar pneumonias com início gradual e sintomas proeminentes na segunda semana da doença.

Está correto o que se afirma em:
O retorno venoso anômalo parcial das veias pulmonares é uma condição em que parte do fluxo venoso pulmonar drena anormalmente para o lado direito do coração. A síndrome da cimitarra é uma das apresentações dessa condição, podendo ser identificada por exames de imagem. Assim, analise as afirmativas a seguir.

I. A síndrome da cimitarra é caracterizada pela drenagem anômala do pulmão direito para a veia cava inferior, sendo visível na radiografia de tórax como uma densidade vascular em forma de cimitarra na silhueta cardíaca direita.
II. A síndrome da cimitarra está diretamente associada à estenose pulmonar congênita, frequentemente causada por rubéola congênita.
III. A síndrome de Williams está associada a estenose aórtica supravalvar, hipercalcemia idiopática, "fácies de elfo" e retardo mental.

Está correto o que se afirma em:
As complicações agudas da bronquiolite incluem infecções bacterianas secundárias e condições não infecciosas que agravam o quadro respiratório do paciente. Sobre as complicações da bronquiolite, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.

(__) As infecções bacterianas secundárias na bronquiolite, como otite média aguda e pneumonia, requerem diagnóstico clínico e tratamento antimicrobiano específico.
(__) A insuficiência respiratória é uma complicação frequente na bronquiolite, sendo causada exclusivamente por infecções bacterianas secundárias não tratadas.
(__) A desidratação em pacientes com bronquiolite é uma complicação não infecciosa relacionada à dificuldade alimentar e ao aumento do trabalho respiratório.
(__) O surgimento de pneumonia aspirativa em pacientes com bronquiolite pode ocorrer devido à aspiração durante episódios de tosse intensa ou vômitos.

A sequência está correta em:
Diante da seguinte situação: alguém está em casa configurando as opções de energia do seu notebook com Windows 10. Seu objetivo é personalizar o comportamento do sistema quando a tampa do notebook é fechada.
Qual das seguintes ações não é uma opção configurável, diretamente, nas opções de energia do Windows 10 quando a tampa do notebook é fechada?